Policial civil é o primeiro capixaba a concluir curso de operações táticas especiais no RJ
O agente de polícia Felipe Seidel Albuquerque é o primeiro capixaba a concluir o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), em sua sétima edição e considerado um dos melhores do Brasil. As instruções foram dadas pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Durante a capacitação foram disparados, aproximadamente, cinco mil tiros.
Em junho, a Polícia Civil recebeu o primeiro atirador de elite habilitado para atender ocorrências com reféns. O agente de polícia Rodrigo Menezes concluiu o Curso de Atiradores de Precisão oferecido pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal em Brasília, considerado o melhor nesta área no Brasil. Ele também atua no GOT da Polícia Civil e concluiu o curso de especialização voltado para a atividade específica do grupo.
Felipe Seidel Albuquerque foi recebido pelos integrantes do Grupo de Operações Táticas nesta quarta-feira (31) na sede do GOT, em Vitória. "Decidi fazer esse curso para trazer para o Estado o conhecimento repassado por aqueles que são considerados os melhores do país no que tange à operações táticas e, principalmente, as voltadas para as guerrilhas urbanas. É uma realidade que eles vivem todos os dias e por isso desenvolveram técnicas que não são encontradas em nenhum lugar do mundo", contou o agente.
O curso teve início no dia 20 de maio e foi concluído no último dia 27, com carga horária de 650 horas/aula. De acordo com o agente, o curso é muito concorrido, pois é realizado uma vez a cada dois anos. As instruções também são rigorosas, e dos 45 policiais que iniciaram o curso apenas 11 deles concluíram, sendo todos integrantes de grupos de polícia especiais de vários estados do Brasil, tais como: CORE/RJ, COE/SP, COE/PR, GOT/ES, COE/GO.
A grade curricular tem matérias como: Adaptação à altura; Agentes menos letais; Artefatos Explosivos; Balística; Combate a incêndios; Combate em ambiente confinado; Condicionamento físico; Direção defensiva, ofensiva e evasiva, Direitos Humanos e Ética policial; Escalada; Estágio de Operações Aéreas; Eventos operacionais; Gerenciamento de crises; Luta; Manutenção e funcionalidade de armamentos; Medicina Legal; Mergulho Autônomo; Negociação; Novas tecnologias de uso operacional; Tiro de precisão e Tiro Tático policial. Durante o curso, os policiais foram avaliados e fizeram provas práticas eliminatórias semanais.
Entre os treinamentos, os alunos receberam instruções de dois militares da marinha americana que ensinaram as técnicas de como sobreviver na selva. O destaque ficou por conta das aulas de patrulhamento, em particular a Falcão, na qual uma patrulha é composta por oito pessoas e é um dos procedimentos mais utilizados durante as entradas nas comunidades e aglomerados urbanos. "O curso é cansativo, porém o que mais aprendi foi que eles focam tudo no espírito de grupo. Ampliei meus horizontes em relação à atividade policial que eu exerço aqui", comentou o agente.
"O mais importante é que após a conclusão desse curso, o agente se torna o primeiro membro da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo a ter essa honraria e passar a ser um multiplicador de conhecimento dentro do grupo", afirmou o delegado responsável pelo GOT, Eduardo Khaddour. Ele informou que a formação deste policial ocorre no momento em que o GOT passa por uma reestruturação e, a partir de agora, o agente vai trabalhar na Seção de Operações Policiais (SOP) e na Seção de Instrução (SINST).
"Particularmente, sinto-me realizado por essa importante conquista para a Polícia Civil capixaba, porque ocorreu durante minha gestão à frente do GOT. Gestão essa que tem como uma das suas diretrizes básicas a constante qualificação do policial operacional", contou o delegado Eduardo Khaddour.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Dalila Travaglia (27) 9607-2978
Lisandra Melo (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.comO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
--