Integração do transporte público começa na segunda-feira (5)


Integração do transporte público começa na segunda-feira (5)

Passageiros devem usar o cartão Melhor para ter acesso ao benefício

Inline image 1



A integração do transporte público urbano de Cachoeiro de Itapemirim, que vai permitir ao usuário embarcar em mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, terá seu projeto piloto iniciado nesta segunda-feira (5) pela Prefeitura. Cinco linhas serão contempladas nessa primeira etapa. 


Atualmente, as linhas funcionam, em sua maioria, no modelo diametral: de bairro a bairro. Para adequá-las à integração, o modelo priorizado será o radial, com trajeto dos bairros ao Centro.

Quem seguir para o Centro a partir dos bairros Zumbi, Gilson Carone, Bela Vista, IBC e Novo Parque vai poder embarcar no segundo ônibus sem precisar pagar nova tarifa.

No Bela Vista, todas as linhas passam a ser radiais. Nos demais bairros inclusos no projeto piloto, não há mudança nas linhas já existentes, que permanecem diametrais. Entretanto, cada um deles ganha mais uma linha, radial.

Cada ponto de embarque e desembarque funcionará como um terminal da integração, que será viabilizada pelo sistema de bilhetagem eletrônica, implantado em 2010. Por isso, o passageiro deve usar o cartão desse sistema para ter acesso ao benefício. Inicialmente, o usuário terá uma hora para embarcar em dois ônibus com uma só tarifa.

Ainda durante a fase experimental, as linhas adequadas ao sistema estarão identificadas com a palavra "Linha integrada", para ajudar os passageiros a usar o benefício.

"É importante lembrar que, nessa fase, para embarcar em dois ônibus com apenas uma passagem, é obrigatório que o passageiro faça o primeiro ou o segundo trajeto em um dos ônibus identificados", explica o fiscal responsável pela diretoria de Transporte e Serviços Delegados, Kleber Tadeu Massena.

Etapa final da integração começa em setembro
Em setembro, após o período de teste, começa a fase final de implantação do sistema, com a inclusão gradativa das outras linhas. A previsão é de que, em dezembro, todas as linhas do transporte coletivo urbano estejam integradas.

Segundo o diretor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro (Agersa), Luiz Carlos de Oliveira, além da economia para os passageiros, a integração vai acabar com a superlotação e possibilitar a regularização dos horários.

"Estamos concluindo um processo que começou em 2009, com a renovação da frota de ônibus, a implantação da bilhetagem eletrônica, entre outras melhorias. Nosso principal objetivo é oferecer ao usuário um serviço de qualidade, sem atrasos nos horários e sem lotação", explica Luiz.

Serviço: Cartão Melhor (bilhetagem eletrônica)
Para obter o Cartão Melhor, do sistema de bilhetagem eletrônica, basta ir até a loja do Consórcio Cachoeiro Integrado (CCI), que fica na avenida Nossa Senhora da Consolação, 64, bairro Vila Rica, das 7h às 17h, e apresentar o documento de identidade e CPF.

A recarga do cartão poderá ser feita no terminal rodoviário, na avenida Beira Rio, na loja CCI, entre outros pontos credenciados. Para saber mais informações, basta ligar para 2101-1888.

Em caso de dúvidas sobre o sistema de integração, os usuários podem entrar em contato com a Agersa, pelos telefones 0800-283-4048 ou 3511-7077.