Hifa realiza palestra sobre doação de órgãos


Hifa realiza palestra sobre doação de órgãos

O Hospital Infantil "Francisco de Assis" apresentou, nesta quarta-feira (14/08) a sua comissão de captação de órgãos e tecidos a serem doados. A gerente de enfermagem do Hifa, a enfermeira Bruna Sipriano explicou todas as nuances que cercam o assunto e mostrou a importância da sociedade no contexto da doação de órgãos. "Nós hoje somos um hospital com 60 leitos, portanto não há obrigatoriedade de se montar esta comissão. Mas pela conscientização e mesmo para ajudar o próximo é que estamos a estamos implantando." Disse a enfermeira.

A doação de órgãos e tecidos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir do momento de sua morte, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas, possam ajudar outras pessoas.  Rins, pâncreas, fígado, pulmão, coração, válvulas cardíacas, intestino, córnea, ossos, cartilagem, tendão e pele são os órgãos e tecidos que podem ser doados após a morte. Com o doador ainda vivo, podem ser retirado um dos rins, parte do fígado e a medula óssea.  "Somente a partir da constatação clínica da morte encefálica que podemos dar início ao processo de captação do órgão a ser doado", explicou a enfermeira Bruna, que ainda ressaltou que trata-se de uma corrida contra o tempo. 

O hospital deve proceder da seguinte forma:  Realizar a abordagem ao familiar pela psicóloga, enfermeiro ou médico;  Realizar uma entrevista escrita (formulário próprio do Governo do Estado);  Realizar a coleta de exames laboratoriais; reenchimento pelo médico do termo de declaração de morte encefálica onde irá proceder com os exames obrigatórios; Comunicar a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) para a vinda dos médicos e equipe para a captação.

A equipe da CNCDO seleciona os possíveis receptores com a maior compatibilidade genética de acordo com o sistema eletrônico de cadastro da lista única nacional.  A captação correrá de preferência onde o doador está internado, salvo em hospital que não tenha estrutura de Centro Cirúrgico para receber a equipe.

A Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos no Hospital Infantil é composta pela enfermeira Bruna Sipriano; enfermeira Dayane Oliosi; psicóloga Marcela Baptista; o médico-pediatra Dr. Mauro Sérgio Godinho e a assistente social Carolina Batista.

Ao final, a enfermeira Bruna deixou um apelo a todos os presentes: "Resgate a generosidade e o amor diário em sua vida, seja um doador de órgãos!