Educador de cidade com melhor Ideb fez palestra em Cachoeiro

Educador de cidade com melhor Ideb fez palestra em Cachoeiro

O segundo dia de palestra foi realizado no Centro Universitário São Camilo

Cerca de 250 profissionais da rede pública municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim participaram nos últimos dias de uma formação com o educador Paulo César Magri, diretor de Educação e Cultura de Novo Horizonte (SP), cidade que tem a rede municipal de ensino fundamental mais bem avaliada pelo Ministério da Educação.

Magri ministrou a palestra "Ideb – Uma experiência de sucesso (ABC do Resultado)" na segunda-feira (26), para gestores, professores e pedagogos que atuam em turmas de 5º ano, e nesta terça-feira (27), para professores de matemática e pedagogos que atuam nas turmas de 9º ano.

A capacitação teve como objetivo articular o desenvolvimento curricular em matemática, a formação de professores e o processo de avaliação.

"A educação pública em Novo Horizonte é considerada uma das melhores do país, atingindo por várias vezes a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É, portanto, um exemplo a ser seguido. A partir dessa formação, trouxemos um pouco dessa experiência para Cachoeiro", ressalta a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.

O trabalho em rede desenvolvido em Novo Horizonte será aplicado em Cachoeiro durante os próximos quatro meses que antecedem a Prova Brasil, que mede habilidades e competências em português e matemática de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Todo o material utilizado por Magri para avaliar o desempenho de alunos será utilizado nas escolas municipais.

"Nossas escolas já trabalham em rede, mas a ideia agora é intensificar esse trabalho, para que todas falem a mesma língua e obtenham resultados semelhantes", explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.