SEGREDO REVELADO - Por que O atendimento pelo telefone demora tanto nas EMPRESAS - compartilhe
COLUNA RAMON BARROS GENTE CHIQUE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Ana Laura Nahas lança segundo livro de crônicas - Sug. de pauta
Autora intensifica diálogo com o público nos textos sobre arte, política, fatos cotidianos, amores, amigos, memórias e encontros de Quase um Segundo
Arte, política, fatos cotidianos, amores, amigos, memórias e encontros estão nas crônicas de Quase um Segundo, segundo livro da jornalista e cronista Ana Laura Nahas, que será lançado no dia 2 de setembro, no Restaurante Los Chicos, na Mata da Praia, em Vitória. A obra sai pela Editora Cousa e tem prefácio do escritor, dramaturgo e cartunista Milson Henriques e orelhas do cronista Álvaro Abreu.
Lançado com apoio da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória e do Laboratório Tommasi, o livro mescla textos inéditos com uma seleção da produção da cronista na última década para o jornal A Gazeta, revistas como Bravo! e Grafitti e o blog www.analauranahas.wordpress.com.
Os textos misturam referências atuais à cultura pop, ao cinema, à política e, especialmente, à música popular brasileira, característica que levou o pesquisador, colecionador e radialista Tarcísio Faustini a criar o quadro As Crônicas Musicais de Ana Laura Nahas, na Rádio Universitária FM; e o apresentador Mario Bonella a criar o quadro Música para Ana Laura Nahas, na Rádio CBN.
O diálogo da literatura com o público também é marcante nos textos da autora, que costuma destacar em seu trabalho uma característica forte da produção literária contemporânea: a utilização da internet como suporte para a consolidação de novos autores e para a aproximação entre autor e leitores. Para Ana Laura, poucos gêneros permitem essa proximidade de modo tão eficiente quanto a crônica.
Curiosidades
O título do livro brinca com o fato de Quase um Segundo ser o segundo trabalho da autora e de ele ser formado pela união de textos inéditos com crônicas feitas originalmente para outras plataformas, como o jornal e a internet. Além disso, o tempo é um tema recorrente nas crônicas. O livro tem 59 textos, ou seja, quase 60, número de milésimos de segundos existentes em um segundo. Por fim, a canção Quase um Segundo, do grupo Paralamas do Sucesso, faz parte da lista de favoritas da autora, bem como Todo Sentimento, de Chico Buarque e Cristóvão Bastos, que deu nome ao seu primeiro trabalho.
Mais uma vez, seguindo o modelo criado para a noite de lançamento de Todo Sentimento, Quase um Segundo não terá preço fixo. Cada leitor poderá determinar o valor da obra e pagar por ela a quantia que achar que vale. "Para mim, a partir do momento em que torno o texto público, ele passa a ser também de quem lê, de quem reage de uma ou de outra maneira ao que está lendo, de quem compartilha comigo as sensações despertadas por aquelas páginas. Por isso, nada mais justo que o próprio leitor determine quanto valem aqueles textos que ele tem nas mãos", explica a autora. Cada um paga o quanto pode ou o quanto acha que deve.
A opção, ela diz, é uma relação de valor subjetiva, emotiva e afetiva. "Além disso, gosto bastante da ideia da 'economia' grátis surgida na internet e adotada por mim no lançamento do meu primeiro livro, já em 2008", afirma.
Sobre a autora
Ana Laura Nahas é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com 15 anos de experiência nos jornais A Gazeta e Folha de São Paulo, revistas Bravo!, Vida Simples, Vip, Quatro Rodas e ShowBizz, portal Gazeta Online e Rádio CBN. Atualmente, coordena o portal de notícias da Prefeitura de Vitória. Escreve crônicas desde 2002, foi cronista do jornal A Gazeta entre 2004 e 2013 e escreve para o blog www.analauranahas.wordpress.com. Seu primeiro livro de crônicas, Todo Sentimento, já esgotado, foi lançado em 2008.
SERVIÇO
Lançamento do Livro Quase um Segundo, de Ana Laura Nahas
Data: 2 de setembro, segunda-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Restaurante Los Chicos, Avenida Desembargador Dermeval Lyrio, 56, Mata da Praia, Vitória
Queijo Produzido em Castelo é Um dos Melhores do Estado
Queijo Produzido em Castelo é Um dos Melhores do Estado
O queijo produzido no "Sítio Paraíso", localizado na Comunidade de São Cristóvão, interior de Castelo, foi premiado pela segunda vez consecutiva em um Concurso que acontece durante a GRANEXPOES, a maior Feira do Agronegócio do Estado, que acontece há 37 anos em Vitória. O Concurso é organizado pelo IDAF, INCAPER e pela Gerência Estadual de Pecuária que integra a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca - SEAG.
Foram 16 queijos inscritos e julgados por nove juízes que analisaram os seguintes atributos do produto: aspecto geral, cor, consistência, textura, odor, gosto ácido e por último o aspecto com maior peso na competição, o sabor. A eleição deste ano aconteceu durante a GRANEXPOES, de sete a 11 de agosto.
O queijo premiado de Castelo é do tipo "Minas Padrão" e foi classificado em terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo. O produto é da Agroindústria "Adria", do agricultor aposentado, Armando Tessinari, e de sua esposa Adria Pontini, que produzem cerca de quinhentos quilos de queijo por mês, em uma agroindústria que existe a um pouco mais de três anos.
Para Armando Tessinari, é uma satisfação muito grande receber esse prêmio. "Estamos a pouco tempo no mercado, mas nos empenhamos muito. Tudo aqui é preparado com o rigoroso controle de qualidade e dentro das normas de segurança alimentar. Estamos investindo na agroindústria e espero, em breve, aumentar a nossa produção", disse o Armando Tessinari.
O Sítio que tem vista para o Pico do Forno Grande, fica a 15 quilômetros da sede do município e próximo a pontos turísticos, um deles é a famosa Rampa de Ubá, conhecida por sediar campeonatos mundiais de voos de parapentes. Também são produzidos no Sítio: iogurte, biscoitos, pó de café, bombons e aos domingos é servido almoço.
Quem tiver interesse em conhecer a produção do terceiro melhor queijo do Estado, basta agendar a visita pelo telefone: (28) 9983-6741 ou, aos domingos, o restaurante fica aberto a partir das 11 horas da manhã.
Educador de cidade com melhor Ideb fez palestra em Cachoeiro
O segundo dia de palestra foi realizado no Centro Universitário São Camilo
Magri ministrou a palestra "Ideb – Uma experiência de sucesso (ABC do Resultado)" na segunda-feira (26), para gestores, professores e pedagogos que atuam em turmas de 5º ano, e nesta terça-feira (27), para professores de matemática e pedagogos que atuam nas turmas de 9º ano.
A capacitação teve como objetivo articular o desenvolvimento curricular em matemática, a formação de professores e o processo de avaliação.
"A educação pública em Novo Horizonte é considerada uma das melhores do país, atingindo por várias vezes a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É, portanto, um exemplo a ser seguido. A partir dessa formação, trouxemos um pouco dessa experiência para Cachoeiro", ressalta a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.
O trabalho em rede desenvolvido em Novo Horizonte será aplicado em Cachoeiro durante os próximos quatro meses que antecedem a Prova Brasil, que mede habilidades e competências em português e matemática de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Todo o material utilizado por Magri para avaliar o desempenho de alunos será utilizado nas escolas municipais.
"Nossas escolas já trabalham em rede, mas a ideia agora é intensificar esse trabalho, para que todas falem a mesma língua e obtenham resultados semelhantes", explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.
Mudança na Câmara de Vereadores de Mimoso do Sul
PARTICIPE Mc Dia Feliz dia 31 no Shopping Sul
Mc Dia Feliz será neste sábado, dia 31, no Shopping Sul
Ação beneficia crianças com câncer no Estado
No próximo sábado, dia 31 de agosto, a praça de alimentação do Shopping Sul será o ponto de encontro da solidariedade em favor das crianças com câncer. Neste dia acontecerá a tradicional campanha Mc Dia Feliz, que neste ano comemora 25 anos de realização no Espírito Santo.
Realizada pelo Instituto Ronald McDonald's e pela Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), o McDia Feliz terá todo valor arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac no Estado doado para a Acacci, que cuida de crianças com câncer. No Espírito Santo, a arrecadação é destinada à Associação desde 1991. A Acacci é parceira da Unidade de Onco-Hematologia do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e oferece suporte social a pacientes do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia.
E para o Mc Dia Feliz deste sábado, o Shopping Sul também preparou uma programação especial em parceria com diversas entidades que também estão apoiando essa causa. Haverá apresentação do coral da APAE de Cachoeiro, show com a Turma da Tina, balé Rita Pimentel e alunos do Conservatório de Música da professora Valéria.
Confira a programação completa do Mc Dia Feliz no Shopping Sul:
Programação Mc Dia Feliz – Shopping Sul (31 de agosto/sábado)
10h – Solenidade de abertura com autoridades e convidados
13h- Apresentação do Coral da APAE Cachoeiro
14h30 – Show com a Turma da Tina
18h- Apresentação do Balé Rita Pimentel
19h– Apresentação dos alunos do Conservatório de Música da professora Valéria
Mais informações:
Shopping Sul: 3521-6421
COBERTURA COLUNA RAMON BARROS DESTAQUES DA SOCIEDADE CACHOEIRENSE
AS NOTAS QUENTES DA SOCIEDADE CAPIXABA
Sábado no Cerimonial Bendita hora a família Ferraz fez a festa. Por lá estavam : O patriarca e boa praça Robertão, Marcio , Claudio , Dudú e toda prole dos Ferraz , além de Alex Aguiar Alexandre Resende, Simone e Renzo Alvarenga e outras feras.
Quem estava passando no shopping Boulevard Vila Velha nesse domingão era o colega Colunista Eletrônico Wesley Satlher e o amigo Super Promouter Everson Barcellos. Também por lá estava o pração e PHD em Capixabismo , Comendador Cacau Monjardim que prepara para seu niver 30 de setembro , já que agora é por lei o dia oficial da Moqueca Capixaba . Detalhe, essa lei foi idealizada e sugerida pelo Administrador Hospitalar Mauro Quintão que é apaixonado pelo ES e sua cultura.
A presidência do HIGIHOSP 2013 , confirmou os temas do maior evento sobre Higienização Institucional da região Sudeste que acontecerá dias 25 e 26 de setembro no auditório do Hospital Dr Jaime dos Santos Neves . São elas : Abertura com a Palestra Motivacional do Premiado Prof. Tejon , Fernanda Gaby Hotelaria e Desinfecção Hospitalar , Prof Edson silva Lavanderia Hospitalares e Industriais, Manoel Gomes de Souza ETE(Estação de Tratamento de Efluentes) e Professora Mirela Chiapane Programa de Gestão de Resíduos Hospitalares.
]
Vanda de Carvalho se prepara para breve o lançamento de seu livro que trata da segunda chance que ela teve na vida. Vanda, que é Administradora e foi transplantada de fígado a pouco tempo , e é uma fera nos assuntos hospitalares , já esteve em Cosovo na Bósnia prestando ajuda humanitária e sua vida é um exemplo de sabedoria e superação.
Caminhadas na Natureza promove último circuito do ano
Caminhadas na Natureza promove último circuito do ano
O circuito a ser percorrido é o Mirantes, com cerca de dez quilômetros
Desta vez, o circuito a ser percorrido é o Mirantes, com cerca de dez quilômetros. No percurso, que inclui propriedades rurais, os participantes vão conhecer o agroturismo e as belezas naturais da região.
A atividade terá início na praça José Gava, com saída prevista para 7h30, depois de um café da manhã gratuito e de uma sessão de alongamento. A organização do evento também garante água e acompanhamento de educador físico para os participantes, e recomenda o uso de roupas leves, tênis apropriado e boné.
As inscrições para a atividade são gratuitas e podem ser feitas pelo site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Os inscritos podem optar por ir e voltar de ônibus, gratuitamente. Os veículos vão sair da praça Jerônimo Monteiro, no Centro, às 6h.
Ao fim da caminhada, que deve durar cerca de quatro horas, o Poço do Pedro, na sede de Burarama, oferecerá um cardápio variado com porções e salgados aos participantes com valores distintos.
"Esse projeto beneficia os participantes, com a oportunidade de contemplar belíssimas paisagens e praticar atividade física, e os moradores do distrito, que podem apresentar seus produtos e serviços, fortalecendo o turismo rural na região", comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
O "Caminhadas na Natureza" é realizado há três anos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Agroturismo Circuito das Águas de Burarama (Agrocab) e ONG Anda Brasil.
Confira a programação:
Início: 07h30
Local de saída: Praça José Gava
Roteiro: Mirante do Gava, Lavoura de Café, Propriedade Flamínio Gava (Corredor Ecológico), Cachaça Burarama, Família Santolim (Mirante), Kátia Perim e Penha Grillo.
Escola Antônio Acha homenageia guardiões da pátria - Dia do Soldado
PREFEITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM VAI À CÂMARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS
BELO EXEMPLO Turma do Sorriso Dia Feliz
La alguns volunt
CÃOMINHADA EM CASTELO - Confira as fotos!
MIMOSO GANHA MEMORIAL AO EX-COMBATENTE/CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS SERÁ INAUGURADO
CERVO FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA AMBIENTAL
CERVO FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA AMBIENTAL NA REGIÃO SERRANA DO ES
O animal mancando, apresentava um ferimento na altura da coxa esquerda possivelmente vítima de um "canhão".
Um cervo foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental com um ferimento na altura da coxa esquerda na tarde desta sexta-feira (23), no distrito de Santa Izabel, município de Domingos Martins, com suspeita de ter sido ferido por um "canhão", armadilha com munição de diversos calibres, armada por caçadores no meio da mata para abater animais silvestres.
Este é o segundo cervo recolhido pela Polícia Ambiental somente no mês de agosto na Região Serrana, sendo um macho de porte médio, pesando 12 quilos, encontrado em uma propriedade rural mancando e correndo o risco de ser atacado por cães que se aglomeravam, quando a proprietária da propriedade acionou a Polícia Ambiental que imediatamente compareceu ao local e utilizando as técnicas de contenção e manejo de animais silvestres, resgataram o animal e verificaram a existência de uma perfuração na coxa esquerda, sendo levado de imediato a um médico veterinário em Domingos Martins para os primeiros socorros.
Segundo informou o policial que atuou no atendimento da ocorrência, "preliminarmente suspeitamos que o cervo possa ter sido vítima de um canhão armado na mata por caçadores, que é um tipo de armadilha muito perigosa tanto para animais como para pessoas que transitam no meio da mata e quando acionada, resulta em um disparo de projétil podendo ferir ou até matar".
O animal está em observação recebendo medicamentos até que possa ser transportado para o Projeto Cereias - Centro de Reintrodução de Animais Selvagens em Aracruz, para complementação do tratamento, visando uma posterior soltura ao seu habitat natural. Esse tipo animal está com a população cada vez mais reduzida devido ao desmatamento e a caça,
Vale lembrar que pela Lei 9.605/88 no seu Art. 29 § 1°, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, prevê uma pena de detenção de seis meses a um ano.
Curso vai capacitar deficientes visuais para o uso do computador
Curso vai capacitar deficientes visuais para o uso do computador
Alunos vão aprender a usar o Dosvox, programa de computador que utiliza comandos de voz. A aula inaugural foi realizada nesta sexta (23)
Mais um passo importante foi dado em Cachoeiro para que deficientes visuais adquiram independência em tarefas como estudo e trabalho e, também, na interatividade com outras pessoas, com a ajuda do computador.
Nesta sexta-feira (23), no Museu de Ciência e Tecnologia, foi realizada a aula inaugural da primeira turma do Curso de Capacitação para Dosvox – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia.
Participaram da solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Gasparini, o diretor-presidente da empresa de processamento de dados e tecnologia de informação de Cachoeiro (Dataci), Edmar Temporim, o vereador Ely Scarpini e o chefe de gabinete do deputado federal Camilo Cola, Alberto Moreira.
O Dosvox, programa gratuito criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), permite, por meio de comandos de voz, que tudo aquilo que está disponível no computador para uma pessoa que enxerga – desde a edição de textos até a navegação na internet – esteja acessível para o deficiente visual que utiliza esta ferramenta.
O curso, que é gratuito e conta com a participação de oito alunos, tem início no dia 28 deste mês e terá três meses de duração. Ele será realizado no Centro Digital Cachoeiro (Museu de Ciência e Tecnologia), localizado na rua Moreira, 283, bairro Independência. As aulas serão semanais, às quartas-feiras, pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h.
A primeira capacitação, promovida pelo deputado federal Camilo Cola, foi voltada especialmente para profissionais de informática, em junho deste ano, quando o professor da UFRJ e idealizador do programa, José Antônio dos Santos Borges, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, esteve em Cachoeiro para ministrar o curso. Agora, o conhecimento adquirido começa a ser multiplicado.
"Pretendemos, com isso, contribuir para a qualidade de vida dos deficientes visuais, pois com o uso do computador, da internet, dos programas e aplicativos, é possível incrementar a cultura dessas pessoas, oferecer a elas mais oportunidades e integrá-las", comenta o subsecretário de Ciência e Tecnologia e coordenador do Curso Dosvox, Alexandre Gasparini.
"Os portadores de deficiência visual não podem ficar fora do avanço tecnológico. Para incluí-los, é necessário criar condições para que possam usufruir dessa tecnologia. Assim, com este projeto, desejamos que a deficiência visual não seja mais empecilho à inclusão digital em Cachoeiro", avalia o secretário municipal de Desenvolvimento, Ricardo Coelho.
Curso de Capacitação para Dosvox – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital
Aulas: de 28 de agosto a 04 de dezembro
Local: Centro Digital Cachoeiro (Museu de Ciência e Tecnologia), localizado na rua Moreira, 283, bairro Independência
Informações: 3155-5345