Poda de Árvore Sustentável em Castelo

#inibição #timidez #oratória #falesemmedo #faleempúblico #ramonbarros #emprego #sucesso #carreira #dinheiro #fama #sedução #liderança #expressãoverbal #comunicação #entrevistas #discurso

www.ramonbarros.com


Podas de Árvores Viram Combustível Para Cerâmica em Castelo


 


O que antes virava lixo e gerava despesas para os cofres públicos agora é reaproveitado em forma de lenha abastecendo os fornos de uma fábrica de tijolos. É assim que a Prefeitura de Castelo através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está transformando a madeira proveniente da poda de árvores em todo o município.


 


A medida, adotada há pouco de mais de um mês, já vem rendendo resultados positivos, já que antes o descarte dos resíduos era feita diretamente no lixo, enviado para a usina em Vila Velha, gerando despesas. Agora, os troncos e galhos das árvores têm como destinação final a incineração, servindo de combustível alimentando três fornos de uma cerâmica de Castelo.


 


A viabilidade desse reaproveitamento só foi possível mediante contrato firmado entre a Prefeitura e a Cerâmica Altoé Mussi, que há 28 anos está no mercado. "Nós somos uma empresa de pequeno porte, temos dez funcionários e fabricamos de 90 a 100 mil lajotas por mês. O consumo de madeira é de 100 metros cúbicos mensais para os três fornos. O que recebemos da Prefeitura ajuda bastante, mas ainda não é o suficiente para abastecer por completo", disse José Elias Mussi, proprietário da cerâmica.


 


A contribuição com o meio ambiente é o melhor resultado dessa parceria público-privada. "A madeira chega e precisamos deixá-la secar por até 30 dias. Os galhos e folhas nós também reaproveitamos fazendo a compostagem para usar como adubo. Temos que ter essa consciência ambiental para contribuir com nosso planeta", comentou o dono da cerâmica. Palavras compartilhadas pelo Gerente da Secretaria de Serviços Urbanos: "Todos nós ganhamos colaborando com a preservação ambiental", concluiu Eduardo Zanúncio.


 


Hoje dois funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos são responsáveis pela poda ou supressão das árvores em Castelo. O morador interessado em um desses dois serviços deve fazer a solicitação diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (localizada no Centro Cultural, ao lado da Praça Três Irmãos), ou pelo telefone: 3542-8516.


 


No procedimento padrão, de acordo com a solicitação, o Engenheiro Florestal faz vistoria  no local para possível autorização do serviço. É este profissional também quem orienta os servidores de como proceder aos cortes. Depois, a Secretaria de Serviços Urbanos é acionada para o agendamento do serviço que acontece no máximo em duas semanas.


 


Mutirão em Parceria com a Escelsa


 


Pela primeira vez no ano de 2013, nesta quarta-feira, 26 de junho, acontece um mutirão com três funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos de Castelo e 29 homens da Escelsa, realiza a poda das árvores em locais de risco. Os principais motivos são a queda de energia durante ventos fortes e a sombra causada pelos galhos que ficam em frente às lâmpadas.


 


A iniciativa de poda das árvores veio da Escelsa, que solicitou a ajuda da Prefeitura de Castelo, com um caminhão para retirada dos galhos, que serão levados até a cerâmica. A poda não pode ser realizada somente por funcionários da Prefeitura, já que é uma poda de risco, que exige o cuidado e a capacitação que os funcionários da Escelsa possuem.


 


"Esse tipo de serviço é importante que seja feito sempre, porque além de evitar os riscos do contato das árvores com os fios, ainda ajuda a cidade a ficar com uma aparência mais limpa, e iluminada. Estamos apoiando a Escelsa, já que não podemos realizar esse tipo de serviço sozinhos, pois é um trabalho de risco, que necessita da capacitação que o pessoal da Escelsa tem", informou José Vitório Falçoni, Secretário Municipal de Serviços Urbanos.


 


A próxima poda de árvores será realizada assim que necessário, sem uma data específica, já que deve ser feita conforme os galhos das árvores forem crescendo e atingindo a altura dos fios e lâmpadas dos postes.