Alunos especiais têm atendimento complementar na rede municipal

Ramon Barros Multimídia

Alunos especiais têm atendimento complementar na rede municipal

Publicada em 25 de junho de 2013

Cada aluno recebe atendimento individualizado nas salasCada aluno recebe atendimento individualizado nas salas 

Para garantir atendimento educacional especializado a alunos com necessidades especiais, a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim tem investido na implantação de salas de recursos multifuncionais na rede municipal. O número dessas salas instaladas nas escolas saltou de sete, em 2009, para atuais 33.

Nesses espaços, estudantes com deficiências (auditiva, visual, mental, típica, múltipla, física), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotados) matriculados em classes comuns do ensino regular recebem atenção complementar. O atendimento é realizado de segunda a sexta, no contraturno escolar – horário em que não estão nas aulas regulares.

As salas são equipadas com telas de computadores em tamanho grande, teclados adaptados que facilitam a digitação, jogos de memória, dominó de textura, impressora braile, globo em alto relevo, entre outros recursos usados para estimular o desenvolvimento dos alunos. 

Cada estudante é atendido individualmente, por professores com cursos de especialização, na sala de sua região geoescolar.

"A efetivação das salas multifuncionais torna realidade o compromisso constitucional da escola universal, ou seja, a escola para todos e todas. O principal exercício de cidadania está na adequação pedagógica da construção do conhecimento ofertado sem distinção e na humanização dos espaços que acolhem os nossos alunos", ressaltou a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.

Investimentos em acessibilidade
A Secretaria de Educação de Cachoeiro também investe em obras para melhorar a acessibilidade nas escolas municipais. Por meio do programa "Escola Acessível", parceria com Ministério da Educação, prédios escolares estão ganhando rampas, banheiros acessíveis, corrimãos, piso tátil, entre outras adequações arquitetônicas. As unidades ainda podem adquirir recursos de tecnologia assistiva, além dos existentes nas salas de recursos multifuncionais.