Mutirão de Cirurgias em Castelo Vai Beneficiar Pacientes Carentes



Ramon Barros Multimídia



Mutirão de Cirurgias em Castelo Vai Beneficiar Pacientes Carentes


 


 


Nos próximos dias 29 e 30 de junho, sábado e domingo, vai acontecer em Castelo um grande Mutirão de Cirurgia, promovido pela Santa Casa Castelense em conjunto com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado.


 


Serão operados pelo menos 23 pacientes, sendo 12 cirurgias de vesícula, dez cirurgias de hérnia, uma cirurgia de cólon (intestino grosso), além de aulas de atualização em cirurgia geral para os residentes e estudantes.


 


O Mutirão tem o intuito de atender através de cirurgias aos pacientes carentes dependentes do SUS. Haverá uma combinação de aulas teóricas e práticas, ministradas por membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Será também uma ótima oportunidade para troca de experiências para o cirurgiões da capital e do interior, além de proporcionar um aprendizado aos residentes participantes.


 


Além dos médicos castelenses Dr. João Sasso e Dr. Agliberto Careta, estarão operando na Santa Casa Castelense os Drs. Gustavo Peixoto, professor da UFES e chefe do Serviço de Cirurgias do Novo hospital Estadual Dr. Jaime de Vitória, Dr. Isaac Walker, Mestre do Capítulo do Espírito Santo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Dra. Fernanda Faber, Cirurgiã do Hospital Evangélico de Cachoeiro, Dr. Tadeu Menezes, ex-mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do ES, e médicos residentes do Hospital da UFES, estudantes das Ligas de Trauma do Espírito Santo e outros estudantes.


 


"É um esforço conjunto para desafogar o Sistema Único de Saúde. Além de nós médicos, a Santa Casa toda está se mobilizando, pois vamos separar os leitos de enfermarias para os pacientes operados e alguns funcionários terão que trabalhar no fim de semana exclusivamente por conta do mutirão. É um trabalho gratificante, pois todos os pacientes são carentes e se não fosse dessa forma dificilmente conseguiriam operar", informou Dr. João Sasso, um dos organizadores do Mutirão.


 


Além da parte prática no hospital, o mutirão vai contar também com duas palestras que vão acontecer no sábado, dia 29, a partir das 17 horas no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), exclusivamente para os estudantes e residentes de medicina que estarão participando do evento. Os palestrantes serão o Dr. Isaac Walker, Mestre do Capítulo do Espírito Santo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e o Dr. Paulo Nicoli, castelense que é radiologista.