BPMA: FISCALIZAÇÃO EMBARCADA NA FOZ DO RIO ITAPEMIRIM



Ramon Barros Multimídia



POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL REALIZA FISCALIZAÇÃO EMBARCADA NA FOZ DO RIO ITAPEMIRIM

 

As pessoas abordadas foram orientadas acerca das proibições de pesca e

dos períodos nos quais a atividade é vedada pela lei.


Nesta quarta-feira, 26/06, policiais da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediada em Cachoeiro de Itapemirim, realizaram fiscalização a bordo da embarcação PA 051, a fim de atender denúncias de pesca irregular junto à foz do rio, no município de Itapemirim, que tem o mesmo nome desse importante corpo hídrico da região sul do Estado, resultando na apreensão de tarrafas utilizadas irregularmente.


Durante a fiscalização, alguns pescadores foram abordados para verificar se estavam exercendo a atividade pesqueira com emprego de equipamentos não permitidos. As pessoas abordadas foram orientadas acerca das proibições de pesca e dos períodos nos quais a atividade é vedada pela lei.


Durante a fiscalização, 03 tarrafas foram recolhidas, pois estavam sendo utilizadas de modo irregular.


Os pescadores abordados, disseram que nessa época do ano, a espécie mais comum naquela região é a "tainha", em razão das condições climáticas e da temperatura das águas. Os policiais constataram que há pessoas que ainda hoje, tem como fonte de renda, a captura de espécies desse manancial.


Já o comandante da 4ª Companhia capitão Reinaldo Faria Vieira, disse que "a população tem denunciado e a Policia Militar Ambiental está promovendo fiscalização nas águas do Rio Itapemirim, visando coibir os abusos e para que as espécies possam continuar sendo capturadas com fartura pelos profissionais que tiram seu sustento das águas do Rio Itapemirim".

ORIENTAÇÃO:
A pesca no Rio Itapemirim, é permitida somente com linha, vara e anzol, para todos aqueles que gostam de praticar essa atividade. Para o uso de redes e tarrafas, a pessoa precisa, obrigatoriamente, ser cadastrada como "pescador profissional", também, precisam estar utilizando esses equipamentos nos locais permitidos.