POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL REALIZA FISCALIZAÇÃO EMBARCADA NA FOZ DO RIO ITAPEMIRIM
As pessoas abordadas foram orientadas acerca das proibições de pesca e
dos períodos nos quais a atividade é vedada pela lei.
Nesta quarta-feira, 26/06, policiais da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediada em Cachoeiro de Itapemirim, realizaram fiscalização a bordo da embarcação PA 051, a fim de atender denúncias de pesca irregular junto à foz do rio, no município de Itapemirim, que tem o mesmo nome desse importante corpo hídrico da região sul do Estado, resultando na apreensão de tarrafas utilizadas irregularmente.
Durante a fiscalização, alguns pescadores foram abordados para verificar se estavam exercendo a atividade pesqueira com emprego de equipamentos não permitidos. As pessoas abordadas foram orientadas acerca das proibições de pesca e dos períodos nos quais a atividade é vedada pela lei.
Durante a fiscalização, 03 tarrafas foram recolhidas, pois estavam sendo utilizadas de modo irregular.
Os pescadores abordados, disseram que nessa época do ano, a espécie mais comum naquela região é a "tainha", em razão das condições climáticas e da temperatura das águas. Os policiais constataram que há pessoas que ainda hoje, tem como fonte de renda, a captura de espécies desse manancial.
Já o comandante da 4ª Companhia capitão Reinaldo Faria Vieira, disse que "a população tem denunciado e a Policia Militar Ambiental está promovendo fiscalização nas águas do Rio Itapemirim, visando coibir os abusos e para que as espécies possam continuar sendo capturadas com fartura pelos profissionais que tiram seu sustento das águas do Rio Itapemirim".
ORIENTAÇÃO:
A pesca no Rio Itapemirim, é permitida somente com linha, vara e anzol, para todos aqueles que gostam de praticar essa atividade. Para o uso de redes e tarrafas, a pessoa precisa, obrigatoriamente, ser cadastrada como "pescador profissional", também, precisam estar utilizando esses equipamentos nos locais permitidos.