OPERAÇÃO CONJUNTA IDAF e POLÍCIA AMBIENTAL


OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE IDAF E POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE PRODUTOS IRREGULARES EM ALEGRE

 

Integrantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Polícia Militar Ambiental apreenderam na noite desta sexta-feira (03), aproximadamente trinta quilos de queijo clandestino, quatro caixas de laranja sem certificação fitossanitária de origem e uma motosserra sem registro de porte e uso.

 

A operação conjunta ocorreu na rodovia ES 482 na entrada do município de Alegre, sendo que outras serão ainda realizadas em pontos diversos no sul do Estado.

 

Quanto ao queijo apreendido, o mesmo seria comercializado em municípios do interior do sul do Estado, e não havia passado pelo serviço de inspeção sanitária oficial.

 

Produtos de origem animal devem ser inspecionados por um médico veterinário do serviço oficial para avaliar as condições sanitárias do estabelecimento e da matéria prima a ser utilizada. "O consumidor deve ficar atento se na embalagem do produto consta a origem e o registro de inspeção, para evitar riscos à saúde pública", explica Henrique da Silva Baptista Siqueira, médico veterinário do Idaf.

 

Segundo informações dos responsáveis pela operação, as laranjas apreendidas também seriam comercializadas em comércios da região.

 

O engenheiro agrônomo do Idaf, Alisson Rodrigues Nunes, informou que "o transporte sem a documentação exigida nos impede de identificar a origem e atestar a sanidade do produto, por isso, nesses casos, a legislação prevê a destruição da carga para evitar que possíveis doenças afetem as lavouras capixabas". Para o transporte da laranja é necessário o Certificado Fitossanitário de Origem para garantia de procedência e sanidade dos frutos, finalizou.

 

Com relação a motosserra, o proprietário foi multado em 700,00 reais e o equipamento apreendido. Conforme determina a legislação estadual, toda motosserra deve ser registrada junto ao Idaf.

 

PARCERIA:

O capitão Roberto Martins da Seção de Comunicação Social do BPMA informou que, "o Idaf e a Polícia Ambiental tem uma parceria antiga e com grandes resultados em todo o Estado". Prova disso, foi a homenagem feita pelo comando da Unidade ao Instituto no dia 30 de março deste ano, com o título de Amigo do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), durante solenidade de comemoração dos 25 anos do Policiamento Ambiental no Espírito Santo. 

 

Na ocasião, o diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, ao receber a homenagem disse que "o título é de grande importância para o Instituto. Sentimo-nos honrados com o reconhecimento do Batalhão. Isso demonstra que o Idaf tem cumprido seu objetivo de contribuir para a sustentabilidade da sociedade capixaba nos aspectos referentes ao meio rural. Aproveito para agradecer também a parceria da Polícia Ambiental em todos os municípios em que o Idaf atua. A integração dos órgãos soma forças para buscarmos a promoção da defesa agropecuária e florestal do Espírito Santo".