Alunos do curso técnico em Design de Interiores do Senac elaboram projeto para a feira Morar Mais por Menos

Ramon Barros Multimídia

Alunos do curso técnico em Design de Interiores do Senac elaboram projeto para a feira Morar Mais por Menos

Após cinco anos, a renomada feira de decoração Morar Mais por Menos está de volta às terras capixabas. O evento, que acontece até 30 de junho em Bento Ferreira, Vitória, vai expor o trabalho de mais de 50 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, em 37 ambientes.

Dentre os espaços, um dos mais apreciados da mostra, a Cozinha, teve seu projeto desenvolvido por três alunos do curso técnico em Designer de Interiores do Senac, sob orientação e execução final das professoras da entidade e arquitetas Alda Oliveira e Joilma Ruberth.

Segundo a gerente de educação profissional em Design da escola, Norma Crespo, essa foi uma boa oportunidade para estimular o desenvolvimento profissional dos três estudantes: André Rodrigues da Silva, Carla Ervolino e Izabelle Dias. "Eles propuseram soluções inovadoras, utilizando métodos e técnicas de processos de criação da área de design de interiores, puderam trabalhar em equipe e interagir com os diferentes profissionais, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, nos últimos meses. Sem dúvida, é uma grande bagagem que os auxiliará na formação técnica", disse Norma.

A gerente de educação do Senac lembra que, além da cozinha, a feira Morar Mais por Menos contará com outro ambiente elaborado por aluno do Senac, a  "Área de Serviço", que foi decorada por Daniela Avancini. "O projeto que desenvolvi pretende despertar nos visitantes o desejo de repensarem o uso desse espaço em seus lares; optei por cores fortes, com a presença de equipamentos modernos que consomem menos água e energia, e materiais alternativos na decoração, com itens reciclados", explica Daniela.    

"A Morar Mais por Menos volta ao cenário capixaba em um ótimo momento, ela é uma das possibilidades para que os alunos da área de designer possam vivenciar as competências e habilidades adquiridas para atuar no mercado de trabalho", declara Norma Crespo.

 

Moderna e funcional

De acordo com as arquitetas Alda Oliveira e Joilma Ruberth, quem visitar a feira poderá conferir uma cozinha moderna, aconchegante e sustentável.  "Entre as várias tendências está o emprego de materiais ecologicamente corretos como a madeira de demolição e o uso de cores na tonalidade de laranja avermelhado, que juntas aquecem o ambiente. Também foi utilizado piso de cimento queimado e customizamos produtos, como a geladeira reaproveitada e pintada e a luminária feita a partir de garrafas", diz Joilma.

"A ideia foi trabalhar não só a distribuição dos móveis, mas também a funcionalidade do espaço e a integração da família. Cozinhar e conversar são as receitas deste espaço. Vestida de cores alegres e materiais práticos, elaboramos uma cozinha funcional e moderna. Adornada com as panelas de barro e bancos com almofadas artesanais, ela ficou harmoniosa e convidativa a reunir e celebrar", acrescenta Alda. 

Elas acrescentam que o projeto permite observar que, ao mobiliar e decorar uma cozinha, pode-se economizar bastante em algumas peças e investir em outros aspectos do espaço. Não é necessário utilizar marcas mais caras desde que as adotadas tenham qualidade.

 

Fique por dentro da "Morar Mais por menos":

Distribuídos em uma ampla residência de dois andares que ocupa uma área total de quase mil metros quadrados, os projetos "chiques que cabem no bolso" trabalham o conceito de "mais por menos" em sintonia com os subconceitos do evento: sustentabilidade, inclusão social, brasilidade, customização, tecnologia e inovação e vendas. Portanto, todos os ambientes destacam a criatividade dos arquitetos e decoradores, que demonstram que é possível criar espaços bonitos e aconchegantes adequados ao tamanho do bolso da clientela.

 

Serviço:

Morar Mais por Menos Vitória

Data: até 30 de junho de 2013

Local: Rua Francisco Rubim, nº 273, Bento Ferreira, Vitória/ES

Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 15h às 21h.  Sábado, domingo e feriado, das 13h às 21h.

Valor da entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)