Zilma Coelho abre desfile escolar na Linha Vermelha



_______________________________
Siga no Twitter@ramonbarros 

Legenda: Até os alunos que não vão desfilar estão aprendendo mais sobre a pré-história, com atividades pedagógicas relacionadas ao tema

Primeira escola a pisar na Linha Vermelha, a Emeb Zilma Coelho Pinto está finalizando os preparativos para o desfile escolar do Dia de Cachoeiro, realizado todos os anos na data de 29 de junho. A comunidade está mobilizada, ajudando na preparação para fazer bonito durante a Festa de Cachoeiro.

A unidade de ensino, que fica no bairro Ferroviários, vai abordar o primeiro, de uma série de temas relacionados à temática principal – Linguagens: os códigos da comunicação humana". Buscando mostrar ao público "A linguagem do homem primitivo e a invenção da escrita", o desfile deverá lembrar os fósseis, os homens primitivos, os sumérios, os egípcios, os fenícios. Até mesmo os flintstones, personagens de desenho animado, vão ter espaço garantido nas apresentações.

"Está sendo uma experiência muito interessante para nós. Todos estão muito envolvidos, trabalhando por um desfile que não é só bonito, mas pedagogicamente está muito bem estruturado. Os professores e alunos têm trabalhado o assunto durante as aulas e, até as crianças com menos de 3 anos, que ainda não podem desfilar, estão participando de atividades sobre o assunto. Não queremos deixar ninguém de fora", disse a gestora Rachel Santana.

Segundo ela, mais do que fazer uma apresentação bonita, no próximo dia 29, a escola trabalha com foco no aprendizado dos 500 alunos. Por isso mesmo, mais do que ensaiar os alunos para uma apresentação bonita, a ordem na unidade de ensino é mediar a aquisição de novos conhecimentos. Para isso, os professores têm estudado e pesquisado novas informações e propostas que estejam relacionadas ao tema.

Homem das cavernas cachoeirense

Em uma das pesquisas, uma reportagem trouxe uma informação que tornou o trabalho ainda mais interessante: segundo uma matéria veiculada na revista Estrada, em 2004, o homem pré-histórico mais antigo de que se tem notícias no Espírito Santo viveu em terras cachoeirenses, há mais de 7,5 mil anos.

A edição informava também que estudos do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas apontavam que esse homem pré-histórico tinha convivido com espécies de animais gigantes, como a preguiça gigante e o tigre dente de sabre. Além disso, também foram encontradas ossadas humanas, pontas de flechas, pedras lascadas e machados de pedra, bem como uma ossada de uma preguiça.

Alunos aprendem importância da história, brincando de arqueologia

Os alunos de 3 anos vão aprender mais sobre o assunto, brincando. Para mostrar a importância da história e da arqueologia, as professoras estão montando uma atividade pedagógica que simula uma pesquisa da área.

Participe do tradicional desfile cívico-escolar!

Dia: 29 de junho
Horário: a partir das 8h
Local: Linha Vermelha