A recuperação da mata nativa da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim ganhou um reforço especial há nove anos. Desde 2002, mais de 20.000 árvores foram plantadas, em diversos municípios do Sul do Estado, dentro do Programa Rio Vida Reflorescer, desenvolvido pela Foz do Brasil de Cachoeiro de Itapemirim.
Até o final de 2012, outras 20.000 vão ser plantadas, totalizando mais de 40.000 árvores e aumentando a área beneficiada de 65 para 82 hectares. Já foram recuperadas 15 nascentes. Além de plantar, a Foz do Brasil acompanha o crescimento, dando assistência técnica e até replantando quando há perdas.
"Os resultados são cada vez melhores. Entre as 8.000 plantadas neste ano no Corredor Ecológico Burarama-Pacotuba-Cafundó, em Cachoeiro, temos árvores florindo, inclusive frutíferas adequadas à fauna da Floresta Nacional de Pacotuba", explica o analista ambiental da Foz do Brasil, Paulo Brêda.
Com foco na recuperação e na proteção das nascentes do Rio Itapemirim, o Rio Vida Reflorescer aumenta a produção de água no Sul do Estado e diminui os impactos sobre toda a Bacia Hidrográfica. Ele é desenvolvido em parceria com a Pastoral Ecológica da Igreja Católica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Cachoeiro de Itapemirim (Semder) e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), envolvendo comunidades e escolas da região.