TUCANO GANHA LIBERDADE


TUCANO RECOLHIDO COM SUSPEITA DE FRATURA NA ASA GANHA LIBERDADE

 

Após ter sido recolhido com suspeita de estar com uma fratura na asa direita, e correndo o risco de ser atacado por cães em uma propriedade rural entre os municípios de Apiacá e Mimoso do Sul, o tucano ganhou a liberdade sendo solto em seu habitat natural na localidade de Córrego Vargem Grande.

 

No último dia 19, policiais ambientais foram acionados a fim de recolherem um tucano que não conseguia voar, aparentando estar com uma das asas fraturada sendo levado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre, e atendido por uma especialista em animais silvestres, que após uma avaliação descobriu que as penas da asa do tucano estavam dobradas.

 

Roberta Jorio que recebeu cuidou da ave informou que não foi constatada nenhuma fratura e que o problema aparente foi corrigido, tendo as penas das asas realinhadas e o tucano foi solto no setor de animais selvagens, em um viveiro maior, para que pudessem avaliar a capacidade de voo. "Ele ficará em observação para nos certificarmos de que não apresenta nenhuma alteração", disse.

 

Após liberação do Hospital Veterinário, na tarde deste sábado (27), uma equipe de policiais retornou ao local do recolhimento, e realizou a soltura do tucano, que após alguns minutos em liberdade, logo voou para uma das árvores frutíferas no local.

 

Segundo a mulher que solicitou o recolhimento do animal, há a presença de outros animais da mesma espécie na região, inclusive informou ter visto outro da mesma espécie se alimentado em um pé de mamão de seu quintal.

 

Para os policiais que atenderam a ocorrência, "a sensação do dever cumprido, o êxito de toda a missão e poder ver a belíssima ave novamente em liberdade e em segurança, é extremamente gratificante".

 

TUCANO-TOCO - RAMPHASTOS TOCO:

Apresenta 56 cm de comprimento e pesa cerca de 540 gramas, sendo o maior de todos os tucanos. A plumagem é uniformemente negra da coroa ao dorso e no ventre. Dispõe de uma pele nua amarela ao redor do olho e suas pálpebras são azuladas. O papo é branco e frequentemente tingido de amarelo. A característica mais notável da espécie é o grande bico amarelo-alaranjado, que pode medir 22 cm. O bico é constituído de tecido ósseo esponjoso, formando uma estrutura não maciça e areada como um favo de mel. Isso torna o bico mais leve e, portanto, não dificulta o voo. A ponta da maxila possui uma grande mancha negra.

Estudos realizados comprovaram que seu bico também serve com um dispersor natural de calor, devido ao número de vasos sanguíneos nele presentes em contato com o ambiente. É um animal onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outras aves e, principalmente, frutos. Seu hábito alimentar é diurno. Costuma descer ao solo para aproveitar-se dos frutos que estejam caídos.

Sua reprodução ocorre no final da primavera e a fêmea bota de 2 a 4 ovos em ninhos localizados no alto dos troncos das árvores. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. Quando nascem, sua aparência é desproporcional; seu bico é grande e o corpo, pequeno; os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento. O tucano-toco ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem, como consequência, a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte. O período de vida gira em torno do


http://www.youtube.com/watch?v=Q-H1rq51qYM&feature=share&list=UUiaD4kks9T5_9jBzLdyE0MQ