Brinquedos novos para escola Maria das Victórias



_______________________________
Siga no Twitter@ramonbarros 



Legenda: As alunas do greminho são tão atuantes na escola que receberam o reconhecimento da Câmara, no último dia 11

As alunas do greminho estudantil da Escola Municipal Maria das Victórias, no Jardim Itapemirim, entregaram brinquedos novos aos colegas. Fogãozinho, novos carrinhos, quebra-cabeças, livros mais duráveis que os de papel, jogos e até um peixinho de verdade estão na lista das novidades que estão nas salas de aula da escola.

Segundo a gestora, Marineis dos Santos Henrique Martins, desde o início do ano os alunos vinham pedindo novos brinquedos para as horas de brincadeira livres, em que podem escolher como querem se divertir. A escola já tinha alguns e abriu a oportunidade para os alunos que quisessem levarem um seu, de casa, para usar durante esses momentos.

Mas para atender o pedido dos estudantes, foi feita uma reunião com o Conselho Comunitário Escolar e do greminho, que decidiram pela compra de novos, para a alegria dos estudantes. Todas as salas puderam escolher o que queriam e, nessa semana, elas receberam os pedidos.

"As próprias alunas do greminho foram comprar os brinquedos novos para os colegas no início deste mês e, na última segunda (08), foi feita a entrega às turmas. Dessa forma, a escola atendeu a um pedido dos alunos e do próprio greminho, que durante sua eleição prometeu trabalhar pela compra dos brinquedos", disse a gestora.

Greminhos e grêmios em 48 escolas

Os greminhos e grêmios estudantis são eleitos pelos próprios alunos de escolas municipais, como forma de garantir a representação dos estudantes. A prefeitura apoia e incentiva a organização dos seus alunos, como forma de garantir a escola pública e democrática em Cachoeiro de Itapemirim.

Por isso, hoje existem 32 greminhos em escolas de educação infantil e 18 grêmios em escolas de ensino fundamental, além de 10 unidades de ensino com líderes e vice-líderes. "Nós, da Secretaria Municipal de Educação, incentivamos a instituição dos grêmios e dos greminhos porque o governo Casteglione entende que eles são importantes para as escolas. A partir dele, vão surgindo novas lideranças e os alunos veem fortalecidos a cidadania e o compromisso com a escola", disse a secretária Deuceny Lopes.