GERAÇÃO DE EMPREGOS EM CACHOEIRO ESTÁ ACELERADA: CIDADE GERA POSTOS A CADA DIA

24/05/2011

GERAÇÃO DE EMPREGOS EM CACHOEIRO ESTÁ ACELERADA: CIDADE GERA POSTOS A CADA DIA

 Ramon Barros

Um recorde inédito no sul do estado: Cachoeiro de Itapemirim foi o município capixaba que mais gerou empregos formais no primeiro trimestre deste ano. Foram criados 723 novos postos de trabalho (saldo extraído entre admissões e desligamentos), de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego. É o melhor resultado alcançado pela cidade, no mesmo período, nos últimos onze anos. E não pára por aí: Cachoeiro foi responsável por 13,6% dos empregos gerados no Estado, no trimestre.

Os dados do mês de abril/2011 são mais animadores ainda: O saldo entre contratações de demissões subiu para 415. Reflexo da economia que está super aquecida. Foram 1808 consultas e 961 liberações para abertura de novas empresas, em Cachoeiro, contra 594 do mesmo período do ano passado.

Dentre as profissões que mais cresceram em oportunidades, estão a de servente de obras, mecânico de manutenção de máquinas e auxiliar de escritório.

Entre outubro de 2010 e março de 2011, foram ofertados 39 cursos, em parceria com o governo do Estado, para os segmentos de serviço, indústria, construção civil e comércio. Cerca de 1.300 pessoas foram atendidas. Um investimento de R$ 551.500 em qualificação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho local.

A cidade começa a receber pessoas de todas as partes do Brasil, interessadas em aproveitar o crescimento gerado pelos altos investimentos, como Ferrovia, Litorânea Sul, Gasoduto, investimentos na área imobiliária entre outros.

Evolução do emprego em Cachoeiro

A geração de empregos é crescente em Cachoeiro. Em 2009, em função da crise econômica mundial, o município gerou 646 novos postos. Em 2010, a economia local voltou a aquecer e foram criados 2.249 novos empregos. 

Se a média mensal de novos empregos de 2011, de 241 postos, se mantiver estável até dezembro, a cidade vai fechar o ano com 640 postos de trabalho a mais que o ano anterior.

Fique por dentro: siga @RamonBarros no Twitter

Site: www.ramonbarros.com