As mulheres são capazes de expelir fluidos durante um orgasmo, como os homens? Cientistas dizem que sim - mas não como nos filmes pornô, com grandes jatos de líquidos corporais.
Samuel Salama, cientista do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da França, publicou um artigo diferenciando os termos "ejaculação feminina" e "squirt"(esguichar, em tradução livre). Segundo Salama, ambos podem ocorrer durante o sexo, mas os fluidos são diferentes para cada situação.
A "ejaculação" feminina, por exemplo, não é uma ejaculação propriamente dita. O fluido liberado nessa situação é formado na "próstata feminina". Sim, ela existe. Também conhecida como glândula de Skene, fica localizada perto do fim da uretra. Esse fluido apenas cria uma lubrificação extra durante o sexo. E, não, não tem como ser expelido em forma de jato.
Então o que é visto nos filmes pornô? Ainda segundo o estudo, o 'squirt' ocorre por conta de uma grande quantidade de "líquido limpo formado na bexiga". E essa substância sim pode ser expelida do corpo feminino em grandes jatos. Apesar desse líquido não ter cheiro ou cor, as substâncias encontradas nele são as mesma da urina.
Outra pesquisa, realizada em 2013, conclui que expelir fluidos corporais não é típico do orgasmo feminino, mas que pode acontecer entre 10% a 54% das mulheres.
Indústria pornô Em filmes pornô o squirt é muito comum, mas pode-se considerar que a forma com que é retratado é totalmente falsa. O que acontece em cena é que as atrizes pornô bebem muita água e urinam. Simples assim. Apesar de ser um dos termos mais buscados em sites pornográficos, alguns países, como a Inglaterra, já proibiram esse tipo de cena por envolver urina.
*Com supervisão de Luciana Galastri
FONTE: REVISTA GALILEU