SEGREDO REVELADO - Por que O atendimento pelo telefone demora tanto nas EMPRESAS - compartilhe

<iframe width="640" height="360" src="http://www.youtube.com/embed/xEpM5PjRkp0?feature=player_embedded" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

COLUNA RAMON BARROS

FOTO  - Bom dia especial para o Pastor João Pereira e seus convidados em recente evento Evangélico. 



COLUNA RAMON BARROS


Twitter @ramonbarros 
Facebook: RamonBarros

 


COLUNA RAMON BARROS GENTE CHIQUE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

FOTOS 1 E 2 
Casal Camila e Flávio Misse em dois momentos de festa no salão Cristal do Belas Artes, durante o Aniversário de 80 anos de Regina Grafanassi.

NO OUTRO FLASH, Camila e Flávio Misse com Regina, Anamélia e Maria Amélia Grafanassi, herdeiras da elegância e simpatia de Regina. 

 


Ana Laura Nahas lança segundo livro de crônicas - Sug. de pauta

Ana Laura Nahas lança segundo livro de crônicas

Autora intensifica diálogo com o público nos textos sobre arte, política, fatos cotidianos, amores, amigos, memórias e encontros de Quase um Segundo

 

Arte, política, fatos cotidianos, amores, amigos, memórias e encontros estão nas crônicas de Quase um Segundo, segundo livro da jornalista e cronista Ana Laura Nahas, que será lançado no dia 2 de setembro, no Restaurante Los Chicos, na Mata da Praia, em Vitória. A obra sai pela Editora Cousa e tem prefácio do escritor, dramaturgo e cartunista Milson Henriques e orelhas do cronista Álvaro Abreu.

 

Lançado com apoio da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória e do Laboratório Tommasi, o livro mescla textos inéditos com uma seleção da produção da cronista na última década para o jornal A Gazeta, revistas como Bravo! e Grafitti e o blog www.analauranahas.wordpress.com.

 

Os textos misturam referências atuais à cultura pop, ao cinema, à política e, especialmente, à música popular brasileira, característica que levou o pesquisador, colecionador e radialista Tarcísio Faustini a criar o quadro As Crônicas Musicais de Ana Laura Nahas, na Rádio Universitária FM; e o apresentador Mario Bonella a criar o quadro Música para Ana Laura Nahas, na Rádio CBN.

 

O diálogo da literatura com o público também é marcante nos textos da autora, que costuma destacar em seu trabalho uma característica forte da produção literária contemporânea: a utilização da internet como suporte para a consolidação de novos autores e para a aproximação entre autor e leitores. Para Ana Laura, poucos gêneros permitem essa proximidade de modo tão eficiente quanto a crônica.

 

Curiosidades

O título do livro brinca com o fato de Quase um Segundo ser o segundo trabalho da autora e de ele ser formado pela união de textos inéditos com crônicas feitas originalmente para outras plataformas, como o jornal e a internet. Além disso, o tempo é um tema recorrente nas crônicas. O livro tem 59 textos, ou seja, quase 60, número de milésimos de segundos existentes em um segundo. Por fim, a canção Quase um Segundo, do grupo Paralamas do Sucesso, faz parte da lista de favoritas da autora, bem como Todo Sentimento, de Chico Buarque e Cristóvão Bastos, que deu nome ao seu primeiro trabalho.

 

Mais uma vez, seguindo o modelo criado para a noite de lançamento de Todo Sentimento, Quase um Segundo não terá preço fixo. Cada leitor poderá determinar o valor da obra e pagar por ela a quantia que achar que vale. "Para mim, a partir do momento em que torno o texto público, ele passa a ser também de quem lê, de quem reage de uma ou de outra maneira ao que está lendo, de quem compartilha comigo as sensações despertadas por aquelas páginas. Por isso, nada mais justo que o próprio leitor determine quanto valem aqueles textos que ele tem nas mãos", explica a autora. Cada um paga o quanto pode ou o quanto acha que deve.

 

A opção, ela diz, é uma relação de valor subjetiva, emotiva e afetiva. "Além disso, gosto bastante da ideia da 'economia' grátis surgida na internet e adotada por mim no lançamento do meu primeiro livro, já em 2008", afirma.

 

Sobre a autora

Ana Laura Nahas é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com 15 anos de experiência nos jornais A Gazeta e Folha de São Paulo, revistas Bravo!, Vida Simples, Vip, Quatro Rodas e ShowBizz, portal Gazeta Online e Rádio CBN. Atualmente, coordena o portal de notícias da Prefeitura de Vitória. Escreve crônicas desde 2002, foi cronista do jornal A Gazeta entre 2004 e 2013 e escreve para o blog www.analauranahas.wordpress.com.  Seu primeiro livro de crônicas, Todo Sentimento, já esgotado, foi lançado em 2008.

 

SERVIÇO

Lançamento do Livro Quase um Segundo, de Ana Laura Nahas

Data: 2 de setembro, segunda-feira

Horário: das 19h às 22h

Local: Restaurante Los Chicos, Avenida Desembargador Dermeval Lyrio, 56, Mata da Praia, Vitória

CONTATOS COM A AUTORA:

(27) 9961-8714 

ana.laura.nahas@gmail.com



Queijo Produzido em Castelo é Um dos Melhores do Estado



 

Queijo Produzido em Castelo é Um dos Melhores do Estado


 


O queijo produzido no "Sítio Paraíso", localizado na Comunidade de São Cristóvão, interior de Castelo, foi premiado pela segunda vez consecutiva em um Concurso que acontece durante a GRANEXPOES, a maior Feira do Agronegócio do Estado, que acontece há 37 anos em Vitória. O Concurso é organizado pelo IDAF, INCAPER e pela Gerência Estadual de Pecuária que integra a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca - SEAG.


 


Foram 16 queijos inscritos e julgados por nove juízes que analisaram os seguintes atributos do produto: aspecto geral, cor, consistência, textura, odor, gosto ácido e por último o aspecto com maior peso na competição, o sabor. A eleição deste ano aconteceu durante a GRANEXPOES, de sete a 11 de agosto.


 


O queijo premiado de Castelo é do tipo "Minas Padrão" e foi classificado em terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo. O produto é da Agroindústria "Adria", do agricultor aposentado, Armando Tessinari, e de sua esposa Adria Pontini, que produzem cerca de quinhentos quilos de queijo por mês, em uma agroindústria que existe a um pouco mais de três anos.


 


Para Armando Tessinari, é uma satisfação muito grande receber esse prêmio. "Estamos a pouco tempo no mercado, mas nos empenhamos muito. Tudo aqui é preparado com o rigoroso controle de qualidade e dentro das normas de segurança alimentar. Estamos investindo na agroindústria e espero, em breve, aumentar a nossa produção", disse o Armando Tessinari.


 


O Sítio que tem vista para o Pico do Forno Grande, fica a 15 quilômetros da sede do município e próximo a pontos turísticos, um deles é a famosa Rampa de Ubá, conhecida por sediar campeonatos mundiais de voos de parapentes. Também são produzidos no Sítio: iogurte, biscoitos, pó de café, bombons e aos domingos é servido almoço.


 


Quem tiver interesse em conhecer a produção do terceiro melhor queijo do Estado, basta agendar a visita pelo telefone: (28) 9983-6741 ou, aos domingos, o restaurante fica aberto a partir das 11 horas da manhã.


 




Educador de cidade com melhor Ideb fez palestra em Cachoeiro

Educador de cidade com melhor Ideb fez palestra em Cachoeiro

O segundo dia de palestra foi realizado no Centro Universitário São Camilo

Cerca de 250 profissionais da rede pública municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim participaram nos últimos dias de uma formação com o educador Paulo César Magri, diretor de Educação e Cultura de Novo Horizonte (SP), cidade que tem a rede municipal de ensino fundamental mais bem avaliada pelo Ministério da Educação.

Magri ministrou a palestra "Ideb – Uma experiência de sucesso (ABC do Resultado)" na segunda-feira (26), para gestores, professores e pedagogos que atuam em turmas de 5º ano, e nesta terça-feira (27), para professores de matemática e pedagogos que atuam nas turmas de 9º ano.

A capacitação teve como objetivo articular o desenvolvimento curricular em matemática, a formação de professores e o processo de avaliação.

"A educação pública em Novo Horizonte é considerada uma das melhores do país, atingindo por várias vezes a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É, portanto, um exemplo a ser seguido. A partir dessa formação, trouxemos um pouco dessa experiência para Cachoeiro", ressalta a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.

O trabalho em rede desenvolvido em Novo Horizonte será aplicado em Cachoeiro durante os próximos quatro meses que antecedem a Prova Brasil, que mede habilidades e competências em português e matemática de alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Todo o material utilizado por Magri para avaliar o desempenho de alunos será utilizado nas escolas municipais.

"Nossas escolas já trabalham em rede, mas a ideia agora é intensificar esse trabalho, para que todas falem a mesma língua e obtenham resultados semelhantes", explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.


Newsletter Dep. Glauber Coelho




Mudança na Câmara de Vereadores de Mimoso do Sul




Mudança na Câmara de Vereadores de Mimoso do Sul

No dia 30 de agosto o vereador de Mimoso do Sul Marcelo Pessanha apresentará ao Presidente da Câmara Municipal de Mimoso do Sul seu pedido de afastamento do cargo de Vereador por 120 dias.

Marcelo, um dos vereadores mais votados nas eleições de 2012, informou a equipe de reportagem que este pedido de licença está previsto em Lei.

"É um pedido de licença não remunerado que pode durar até 120 dias. Então estarei me afastando no próximo dia 31. Estou fazendo este pedido para resolver problemas pessoais, e na oportunidade assumirá o suplente que é do mesmo partido, o Alexandre Ayub (Xanda)." Salientou Marcelo.

"Não tenho um prazo definido para que eu consiga resolver meus problemas particulares, tenho na legislação até 120 dias, mas, assim que eu consiga resolver meus problemas particulares estarei retornando assim que possível a exercer minhas funções." Completou.

Marcelo informou também que não é por motivo de doença ou divergência política, e sim para resolver problemas particulares.

Marcelo disse que já conversou com Alexandre Ayub (Xanda), e que o suplente já está ciente que assumirá o cargo e que fará o mesmo com o esforço e desempenho para dar continuidade aos trabalhos na Câmara Municipal de Mimoso do Sul.

Texto e fotos: Waldiney Andrade

PARTICIPE Mc Dia Feliz dia 31 no Shopping Sul


 

Mc Dia Feliz será neste sábado, dia 31, no Shopping Sul

Ação beneficia crianças com câncer no Estado

 

No próximo sábado, dia 31 de agosto, a praça de alimentação do Shopping Sul será o ponto de encontro da solidariedade em favor das crianças com câncer. Neste dia acontecerá a tradicional campanha Mc Dia Feliz, que neste ano comemora 25 anos de realização no Espírito Santo.

 

Realizada pelo Instituto Ronald McDonald's e pela Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), o McDia Feliz terá todo valor arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac no Estado doado para a Acacci, que cuida de crianças com câncer. No Espírito Santo, a arrecadação é destinada à Associação desde 1991. A Acacci é parceira da Unidade de Onco-Hematologia do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e oferece suporte social a pacientes do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia.

 

E para o Mc Dia Feliz deste sábado, o Shopping Sul também preparou uma programação especial em parceria com diversas entidades que também estão apoiando essa causa. Haverá apresentação do coral da APAE de Cachoeiro, show com a Turma da Tina, balé Rita Pimentel e alunos do Conservatório de Música da professora Valéria.

 

 

Confira a programação completa do Mc Dia Feliz no Shopping Sul:

 

Programação Mc Dia Feliz – Shopping Sul (31 de agosto/sábado)

 

 

10h – Solenidade de abertura com autoridades e convidados

 

13h- Apresentação do Coral da APAE Cachoeiro

 

14h30 – Show com a Turma da Tina

 

18h- Apresentação do Balé Rita Pimentel

 

19h– Apresentação dos alunos do Conservatório de Música da professora Valéria

 

Mais informações:

Shopping Sul: 3521-6421

 

Imagem inline 1






COBERTURA COLUNA RAMON BARROS DESTAQUES DA SOCIEDADE CACHOEIRENSE

Egecon Concetto. O maior evento sociocultural do Espírito Santo, que envolverá: obras de arte, fotografias, grafite, trabalhos conceituais, música, desfile, gastronomia dentre outras diversas formas de arte, convida você para estar presente na grande festa do próximo dia 23. Algumas presenças confirmadas são as socialites Val Marchiori e Beth Szafir, a ex-BBB Kamilla Salgado e o apresentador Wesley Sathler, que lançará seu livro no evento. Informações pelo telefone: (28) 3521.5754 e pelo e-mail egeconconcetto@gmail.com.





AS NOTAS QUENTES DA SOCIEDADE CAPIXABA





 

Sábado no Cerimonial Bendita hora a família Ferraz fez a festa. Por lá estavam : O patriarca e boa praça  Robertão, Marcio , Claudio , Dudú e toda prole dos Ferraz , além de Alex Aguiar  Alexandre Resende, Simone e Renzo Alvarenga e outras feras.

 

Quem estava passando no shopping Boulevard Vila Velha nesse domingão era o colega Colunista Eletrônico Wesley Satlher e o amigo Super Promouter  Everson Barcellos. Também por lá estava o pração e PHD em Capixabismo , Comendador Cacau Monjardim que prepara para seu niver 30 de setembro , já que agora é por lei o dia oficial da Moqueca Capixaba . Detalhe, essa lei foi idealizada e sugerida pelo Administrador Hospitalar Mauro Quintão que é apaixonado pelo ES e sua cultura.

 Inline image 1

Inline image 2

Inline image 3


A presidência  do HIGIHOSP 2013 , confirmou os temas do maior evento sobre Higienização Institucional da região Sudeste que acontecerá dias 25 e 26 de setembro no auditório do Hospital Dr Jaime dos Santos Neves . São elas : Abertura com a Palestra Motivacional do Premiado Prof. Tejon , Fernanda Gaby Hotelaria e Desinfecção Hospitalar , Prof Edson silva Lavanderia Hospitalares e Industriais, Manoel Gomes de Souza ETE(Estação de Tratamento de Efluentes) e Professora Mirela Chiapane Programa de Gestão de Resíduos Hospitalares.

Inline image 4

]

 

Vanda de Carvalho se prepara para breve o lançamento de seu livro  que trata da segunda chance que ela teve na vida. Vanda,  que é Administradora e foi transplantada  de fígado a pouco tempo , e é uma fera nos assuntos hospitalares , já esteve em Cosovo na Bósnia  prestando ajuda humanitária e sua vida é um exemplo de sabedoria e superação.





Caminhadas na Natureza promove último circuito do ano



Caminhadas na Natureza promove último circuito do ano

O circuito a ser percorrido é o Mirantes, com cerca de dez quilômetros

O projeto Caminhadas na Natureza realiza no próximo domingo (01) mais uma atividade no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim. Será a última das cinco caminhadas ecológicas e turísticas programadas para este ano. 


Desta vez, o circuito a ser percorrido é o Mirantes, com cerca de dez quilômetros. No percurso, que inclui propriedades rurais, os participantes vão conhecer o agroturismo e as belezas naturais da região.

A atividade terá início na praça José Gava, com saída prevista para 7h30, depois de um café da manhã gratuito e de uma sessão de alongamento. A organização do evento também garante água e acompanhamento de educador físico para os participantes, e recomenda o uso de roupas leves, tênis apropriado e boné. 

As inscrições para a atividade são gratuitas e podem ser feitas pelo site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br). Os inscritos podem optar por ir e voltar de ônibus, gratuitamente. Os veículos vão sair da praça Jerônimo Monteiro, no Centro, às 6h. 

Ao fim da caminhada, que deve durar cerca de quatro horas, o Poço do Pedro, na sede de Burarama, oferecerá um cardápio variado com porções e salgados aos participantes com valores distintos. 

"Esse projeto beneficia os participantes, com a oportunidade de contemplar belíssimas paisagens e praticar atividade física, e os moradores do distrito, que podem apresentar seus produtos e serviços, fortalecendo o turismo rural na região", comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

O "Caminhadas na Natureza" é realizado há três anos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Agroturismo Circuito das Águas de Burarama (Agrocab) e ONG Anda Brasil. 

Confira a programação:

Início: 07h30
Local de saída: Praça José Gava
Roteiro: Mirante do Gava, Lavoura de Café, Propriedade Flamínio Gava (Corredor Ecológico), Cachaça Burarama, Família Santolim (Mirante), Kátia Perim e Penha Grillo.


Escola Antônio Acha homenageia guardiões da pátria - Dia do Soldado

Escola Antônio Acha homenageia guardiões da pátria - Dia do Soldado

A Escola Antônio Acha, em Mimoso do Sul, sob a direção da Betinha, preparou uma homenagem especial ao Dia do Soldado. Professores e alunos das Escolas Antonio Acha e Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães participaram de uma bela homenagem aos guardiões de nossa pátria.
 
O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
 
Estiveram presentes na homenagem o Tiro de Guerra de Cachoeiro de Itapemirim - ES que fez uma apresentação especial para os alunos das Escolas Antonio Acha e Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães, a Prefeita de Mimoso do Sul Flávia Cysne, representantes das Polícias Civil e Militar e o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Serginho. 
 
Texto e fotos: 
Waldiney Andrade 

Inline image 1
VEJA MAIS NOTÍCIAS NO PORTAL http://portalwebmais.com/


PREFEITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM VAI À CÂMARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

Prefeito atende convocação da Câmara

Atendendo a convocação aprovada pelos vereadores, o prefeito Carlos Casteglione estará nesta 

terça-feira (27), às 14h00, na Câmara Municipal. A convocação foi aprovada na última sessão 

ordinária, após a Câmara rejeitar, por treze votos contra, cinco a favor e uma abstenção, o pedido 

de abertura de comissão processante contra o prefeito Carlos Casteglione (PT), solicitado como 

cidadão pelo  presidente do sindicato dos servidores municipais,Jonathan Willian. 

O pedido apresentava denúncias de possíveis irregularidades que teriam ocorrido no mandato 

anterior do prefeito, que estão sendo apuradas pelo Ministério Público, e outras relativas ao atual 

mandato, sobre a remuneração dos servidores. Ao rejeitar o requerimento do sindicalista, muitos 

vereadores apontaram a inexistência de provas sólidas no processo, mas defenderam que, ainda 

assim, o prefeito fosse convocado para prestar esclarecimentos. 

Inline image 1FOTO: REVISTA LEIA 

Na mesma sessão em que decidiu convocar o prefeito, a Câmara aprovou o pedido de 
informações ao Poder Executivo apresentado pelo vereador Luisinho Tereré (DEM), acerca 

das denúncias protocoladas na casa. Nele, o vereador pede que lhe sejam enviados a relação 

completa dos servidores efetivos, contratados e de designação temporária, com indicação de 

cargos e vencimentos; a cópia do ato que determinou a redução da remuneração de cargos 

técnicos; relatório detalhado da aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Trânsito; e cópias 

de duas ações ajuizadas contra o prefeito, envolvendo as empresas Impacto e Robson Rodeios. 

Segundo Tereré, o prefeito tem 30 dias para repassar à Câmara as informações oficiais por 

escrito. No entanto, os assuntos também devem ser abordados durante os esclarecimentos desta 

terça-feira. "A Câmara já quer adiantar o início dessa fiscalização, e está agindo com seriedade. O 
Inline image 2

prefeito terá a oportunidade de se defender e a sociedade poderá avaliar seu posicionamento", diz 

o presidente do Legislativo Municipal, Júlio Ferrari (PV).

BELO EXEMPLO Turma do Sorriso Dia Feliz


    A Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim, realiza de 15 em 15 dias no Hospital Infantil Francisco de Assis, o projeto Turma do Sorriso, Dia Feliz.
   La alguns volunt
á
rios levam alegria, contam historias,muitas vezes com fantoches, fazem teatro,cantam, na linguagem das crianças ,entregam fraldas e brinquedos, bem como levam  apoio espiritual aos pais e respons
á
veis
.

Inline image 1
Inline image 2
Inline image 3
Inline image 4

Inline image 5

CÃOMINHADA EM CASTELO - Confira as fotos!

Os Moradores de CASTELO - ESPÍRITO SANTO 
Promoveram junto com a ONG PATAS CARENTES uma Cãominhada em defesa dos animais. 
Queremos destacar que a ONG PATAS CARENTES vem realizando um grande trabalho na cidade recolhendo alguns animais, dando banho, medicação e oferecendo para Adoção!
Precisam de doações e apoio de diversos profissionais para continuar sua missão e ampliar este atendimento.
VEJA NO FACEBOOK A FÃ PAGE E COMPARTILHE

MIMOSO GANHA MEMORIAL AO EX-COMBATENTE/CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS SERÁ INAUGURADO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS SE MIMOSO DO SUL ESTÁ PRÓXIMO

DE SUA INAUGURAÇÃO


A edificação do Centro de Convivência de Idosos de Mimoso do Sul, inaugurada em novembro 

de 2012, está próxima de receber equipamentos e mobiliários em geral para que seja 

inaugurado.

O secretário da pasta de Desenvolvimento Social, Tony Rio, informa que o projeto de 

funcionamento já está pronto e será no horário de 08h às 16h, de segunda a sexta-feira. "O 

município também vai receber um recurso do FUNCOP e com esse recurso já foi aprovado pelo 

Conselho de Assistência do município a compra de um veículo utilitário de 15 vagas para servir 

exclusivamente ao Centro. A função dele vai ser de pegar alguns idosos em casa caso tenha 

necessidade", complementou.

Dentre várias atividades o Centro de Convivência atenderá diariamente com ginástica, 

alongamento, recreação, oficinas de artesanato e culinária, cuidados clínicos, entre outros 

serviços sociais.

Foto: Beto Barbosa.

MIMOSO DO SUL RECEBERÁ MEMORIAL DE HOMENAGEM AOS EXCOMBATENTES DA 2ª GUERRA MUNDIAL

Por iniciativa do ex-combatente do Exército Brasileiro, José Luiz Barros, que lutou na 2ª Guerra 

Mundial e é nascido em Mimoso do Sul, será construído e inaugurado em solenidade marcada 

para 6 de setembro, um Memorial aos Ex-combatentes de Mimoso do Sul.

Além de uma placa alusiva à homenagem o memorial será simbolicamente representado por um 

canhão que pertenceu ao extinto Tiro de Guerra do município. 

Um grupo de voluntários se uniu à causa e colabora para o enriquecimento do evento por meio 

da doação de fotos e vídeos que relembram a participação do município à 2ª Guerra Mundial. 

Até o presente momento somente uma foto dos seis ex-combatentes falecidos foi localizada, 

porém vídeos já foram ofertados e durante a solenidade serão exibidos.

Um dos "padrinhos" do evento é o músico João Barone, da banda nacional Paralamas do 

Sucesso, filho de ex-combatente, que vem incentivando eventos dessa natureza por todo o 

Brasil e em Mimoso do Sul não fez diferente. "João Barone não se fará presente à inauguração 

por motivo de compromissos agendados anteriormente, mas se comprometeu em nos visitar em 

breve deixando sua contribuição de incentivo à preservação da memória da história brasileira na 

2ª Guerra Mundial", comentou o mimosense Ronaldo Rodrigues, filho de ex-combatente.

Fotos: Beto Barbosa.

CERVO FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA AMBIENTAL


 CERVO FERIDO É RESGATADO PELA POLÍCIA AMBIENTAL NA REGIÃO SERRANA DO ES

 

O animal mancando, apresentava um ferimento na altura da coxa esquerda possivelmente vítima de um "canhão".

 

Um cervo foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental com um ferimento na altura da coxa esquerda na tarde desta sexta-feira (23), no distrito de Santa Izabel, município de Domingos Martins, com suspeita de ter sido ferido por um "canhão", armadilha com munição de diversos calibres, armada por caçadores no meio da mata para abater animais silvestres.

Este é o segundo cervo recolhido pela Polícia Ambiental somente no mês de agosto na Região Serrana, sendo um macho de porte médio, pesando 12 quilos, encontrado em uma propriedade rural mancando e correndo o risco de ser atacado por cães que se aglomeravam, quando a proprietária da propriedade acionou a Polícia Ambiental que imediatamente compareceu ao local e  utilizando as técnicas de contenção e manejo de animais silvestres, resgataram o animal e verificaram a existência de uma perfuração na coxa esquerda, sendo levado de imediato a um médico veterinário em Domingos Martins para os primeiros socorros.

 

Segundo informou o policial que atuou no atendimento da ocorrência, "preliminarmente suspeitamos que o cervo possa ter sido vítima de um canhão armado na mata por caçadores, que é um tipo de armadilha muito perigosa tanto para animais como para pessoas que transitam no meio da mata e quando acionada, resulta em um disparo de projétil podendo ferir ou até matar".

 

O animal está em observação recebendo medicamentos até que possa ser transportado para o Projeto Cereias - Centro de Reintrodução de Animais Selvagens em Aracruz, para complementação do tratamento, visando uma posterior soltura ao seu habitat natural. Esse tipo animal está com a população cada vez mais reduzida devido ao desmatamento e a caça,


Vale lembrar que pela Lei 9.605/88 no seu Art. 29 § 1°, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, prevê uma pena de detenção de seis meses a um ano.

 

Curso vai capacitar deficientes visuais para o uso do computador

======================================================

Curso vai capacitar deficientes visuais para o uso do computador

Alunos vão aprender a usar o Dosvox, programa de computador que utiliza comandos de voz. A aula inaugural foi realizada nesta sexta (23)


Mais um passo importante foi dado em Cachoeiro para que deficientes visuais adquiram independência em tarefas como estudo e trabalho e, também, na interatividade com outras pessoas, com a ajuda do computador.

Nesta sexta-feira (23), no Museu de Ciência e Tecnologia, foi realizada a aula inaugural da primeira turma do Curso de Capacitação para Dosvox – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia.

Participaram da solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho, o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Gasparini, o diretor-presidente da empresa de processamento de dados e tecnologia de informação de Cachoeiro (Dataci), Edmar Temporim, o vereador Ely Scarpini e o chefe de gabinete do deputado federal Camilo Cola, Alberto Moreira.

O Dosvox, programa gratuito criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), permite, por meio de comandos de voz, que tudo aquilo que está disponível no computador para uma pessoa que enxerga – desde a edição de textos até a navegação na internet – esteja acessível para o deficiente visual que utiliza esta ferramenta.

O curso, que é gratuito e conta com a participação de oito alunos, tem início no dia 28 deste mês e terá três meses de duração. Ele será realizado no Centro Digital Cachoeiro (Museu de Ciência e Tecnologia), localizado na rua Moreira, 283, bairro Independência. As aulas serão semanais, às quartas-feiras, pela manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h.

A primeira capacitação, promovida pelo deputado federal Camilo Cola, foi voltada especialmente para profissionais de informática, em junho deste ano, quando o professor da UFRJ e idealizador do programa, José Antônio dos Santos Borges, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, esteve em Cachoeiro para ministrar o curso. Agora, o conhecimento adquirido começa a ser multiplicado.

"Pretendemos, com isso, contribuir para a qualidade de vida dos deficientes visuais, pois com o uso do computador, da internet, dos programas e aplicativos, é possível incrementar a cultura dessas pessoas, oferecer a elas mais oportunidades e integrá-las", comenta o subsecretário de Ciência e Tecnologia e coordenador do Curso Dosvox, Alexandre Gasparini.

"Os portadores de deficiência visual não podem ficar fora do avanço tecnológico. Para incluí-los, é necessário criar condições para que possam usufruir dessa tecnologia. Assim, com este projeto, desejamos que a deficiência visual não seja mais empecilho à inclusão digital em Cachoeiro", avalia o secretário municipal de Desenvolvimento, Ricardo Coelho.

Curso de Capacitação para Dosvox – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital
Aulas: de 28 de agosto a 04 de dezembro
Local: Centro Digital Cachoeiro (Museu de Ciência e Tecnologia), localizado na rua Moreira, 283, bairro Independência 
Informações: 3155-5345