“Corpus Christi em Castelo – ES: Manifestação da fé e da expressão artística”



Ramon Barros Multimídia
de Corpus Christi e como esta acontece na cidade de Castelo e ainda de



comprovar que o ano de 2013 era o do Cinquentário, já que este fato,  há anos,



era  um duvida ."Corpus Christi em Castelo – ES: Manifestação da fé



A pesquisa para o livro nasceu com o objetivo de registrar a origem da Festa



de Corpus Christi e como esta acontece na cidade de Castelo e ainda de



comprovar que o ano de 2013 era o do Cinquentário, já que este fato,  há anos,



era  um duvida .



Na falta de documentação bibliográfica, pois não existiam até então, na



literatura, referências ou pesquisas sobre os tapetes de Corpus Christi em



Castelo, buscamos fundamentar nossos estudos, através de pesquisa in locus,



nos arquivos da Paróquia Nossa Senhora da Penha e no trabalho de campo,



que foi essencial para o registro de dados de nossa pesquisa.



A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com algumas



pessoas que iniciaram os trabalhos artísticos entre os anos de 1960 a 1970,



ou que ainda se envolvem com a confecção e ornamentação dos tapetes para



os festejos de Corpus Christi. Inclusive, por iniciativa própria, tivemos a grata



satisfação de entrevistar Irmã Vicência no ano de 1999, quando esta ainda



encontrava-se entre nós, uma experiência ímpar.



A Festa de Corpus Christi foi abordada no livro com foco nos aspectos



religiosos, culturais e nos seus valores artísticos. O valor artístico da festa



se apresenta na esteticidade dos tapetes, estes que são confeccionados



e produzidos por artistas anônimos, o valor cultural através do processo



de mobilização da comunidade e, o valor religioso, demonstrado na força



que a religião católica tem na cidade,  pois une desde crianças à adultos, a



trabalharem voluntariamente na confecção dos tapetes, tendo como objetivo



principal, o preparo das ruas para o Corpo do Senhor passar em procissão



na Quinta-feira Santa. A pesquisa se destaca pela sua função inédita, de se



estudar a origem e a produção dos tapetes de Corpus Christi de Castelo. 



Para tanto, o trabalho foi divido em dois capítulos:



No Capitulo I abordaremos a origem desta Festa Cristã na Igreja Católica e



ainda exemplificaremos, através de registros fotográficos, como Corpus Christi



se manifesta em outros países, como a Itália e a Bélgica. Citaremos também,



outros Estados do Brasil, onde a festa é mais expressiva. Em relação a Castelo



mostraremos como os trabalhos iniciaram e ainda que os tapetes de Corpus



Christi encontram-se em processo de tombamento pela Secretaria de Estado



da Cultura, visando construir ações voltadas à perenidade do evento.



No Capitulo II iremos demonstrar a trajetória da Festa de Corpus Christi



em Castelo, através dos registros da Exposição Retrospectiva de Corpus



Christi, lançada no ano 1999, que expõe fotos dos tapetes desde o início até



os dias atuais. Através destes registros, pudemos constatar a proporção e a



credibilidade que a Festa alcançou.


APREENSÃO DE ARMA DE FOGO



Ramon Barros Multimídia



POLICIA AMBIENTAL APREENDE ARMA DE FOGO PRÓPRIA

 PARA CAÇA EM VARGEM ALTA

 

 

Nesta quarta-feira (29), durante diligências na Comunidade de Capivara, distrito de São José de Fruteiras, zona rural do município de Vargem Alta, realizando apuração acerca de denúncia anônima, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), sediados na 4ª Companhia em Cachoeiro de Itapemirim, prendeu uma pessoa de 42 anos, na posse irregular de arma de fogo – espingarda calibre 28 – arma esta, própria para atividade de caça de animais silvestres.

 

Essa apreensão ocorreu quando os policiais buscavam informações sobre pessoas que estavam praticando caça naquela região de remanescentes da mata Atlântica, onde é abrigo varias espécies de animais silvestres.

 

Como o cidadão não apresentou registro da arma, foi detido e conduzido para a delegacia de Polícia de Vargem Alta, onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo.

 

 

ORIENTAÇÃO:

Nos termos da lei de armas, também conhecida por "Estatuto do Desarmamento", que é a Lei nº 10.826/03, é obrigatório o registro de arma de fogo no órgão competente e proibido portar armas de fogo sem registro no território nacional. Quem for surpreendido na posse ou guarda de armas de fogo em desacordo com a lei, ou seja, na posse irregular, fica sujeito a pena de detenção de um a três anos e multa.

 

Também é crime, na forma da "Lei nº 9.605/98, de Crimes Ambientais", caçar  animais silvestres, que são aqueles animais encontrados naturalmente fora do cativeiro, bastante comum, nas regiões de florestas nas áreas rurais, cuja pena aplicada aos infratores, vai de seis meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa.

 



Tapetes de Corpus Christi são montados em três locais em Itapemirim



Ramon Barros Multimídia

Tapetes de Corpus Christi são montados em três locais em Itapemirim

O feriado de Corpus Christi foi celebrado mais um ano, em Itapemirim, com a tradicional confecção dos tapetes. Neste ano foi possível conferir os trabalhos na Vila, em Itaoca e em Itaipava. Dezenas de católicos participaram da montagem, utilizando materiais como serragem, areia, recicláveis e flores para montar as belíssimas imagens.

A confecção dos tapetes começou logo nas primeiras horas da manhã. Fieis de várias localidades do município e da região foram conferir a arte feita no asfalto. A Guarda Municipal de Itapemirim trabalhou para que o trânsito fosse desviado, permitindo apenas a passagem de pedestres e ciclistas. No final da tarde, como sempre, uma missa foi celebrada na Vila. Já em Itaipava, católicos participaram de uma missa. Ao término, seguiram em procissão até a Igreja Católica de Itaoca, onde finalizaram com a adoração ao Santíssimo.

Corpus Christi é a celebração do sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo e acontece sessenta dias após a Páscoa, sempre numa quinta-feira, em alusão à última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. A expressão vem do latim e significa "Corpo de Cristo".

CACHOEIRO/ES - ESCOLA DE TEATRO ABRE INSCRIÇÕES!!



Ramon Barros Multimídia

AJUDEM A DIVULGAR!!!

Oficina livre de JOGOS TEATRAIS com duração de dois meses. Solicite ficha de inscrição e mais informações pelo email oficinaasteca@gmail.com. Até dia 07 de junho!!


SOCIEDADE SUL - Ramon Barros Lançamento do livro

Ramon Barros Multimídia

Joelma Cellin é autora do Livro sobre o Cinquentenário da festa de  Corpus Christi, intitulado " Corpus Christi em Castelo-ES: manifestação da fé e da expressão artística" que será lançado na Festa deste ano no  dia 30 de Maio. O Governador Renato Casagrande confirmou presença no lançamento. O  Governo do Estado está financiando a edição.

NA 
Foto - Governador Renato Casagrande, Joelma Cellin e Prefeito de Castelo Jair Ferraço.


50 Anos de Corpus Christi: Emoção na Missa em Homenagem à Irmã Zuleide

Ramon Barros Multimídia

Emoção na Missa em Homenagem à Irmã Zuleide


 


 


Durante a Missa em homenagem à Irmã Zuleide, realizada na tarde desta segunda-feira, 27 de maio, na Capela da Santa Casa de Castelo, Frei Mário Aparecido, que presidia a celebração, citou por várias vezes o nome de algumas pessoas que participaram das primeiras edições da Festa de Corpus Christi. Na época, o tapete ficava restrito à frente da Capela e as irmãs de caridade enfeitavam a rua com folhas de mangueira e flores.


 


Com a Capela lotada, muitos se emocionaram quando o padre falou os nomes de: Glorinha Nemer, Itálica Ceoto, Dona Léia, Joel Piassi, Frei José Osés e Irmã Catarina. "Alguns permanecem entre nós e outros já se foram", comentou Frei Mário visualizando lágrimas nos olhos de alguns dos presentes. Ele homenageou os organizadores dos primeiros tapetes, com a leitura de um texto sobre os "50 Anos da Festa de Corpus Christi", que hoje possui 16 quadros e passadeiras, agradecendo espiritualmente à todos que participaram da primeira confecção dos tapetes e hoje não estão mais entre nós.


 


"Se hoje a festa é como é, grande, em maior Glória de Deus, é porque um dia essas pessoas que já não estão aqui, começaram essa festa, lá atrás, com folhas de mangueira e flores que enfeitavam a rua da Capelinha da Santa Casa", comentou Frei Mário Aparecido, ressaltando a importância de todos que participaram das primeiras edições da festa de Corpus Christi. Esse foi o ponto onde a emoção tomou conta das primeiras fileiras da Capela, onde estavam presentes as pessoas que participaram da confecção dos primeiros tapetes.


 


Para a Irmã Maria de Lourdes Trabach, é um orgulho fazer parte dessa história: "Conheci Irmã Zuleide, foi ela quem cuidou do meu avô aqui na Santa Casa. Na hora da Missa eu estava pensando que Irmã Zuleide não imaginaria que a festa ia tomar essas proporções. Em todos os retiros a gente estava junto", disse Irmã Maria, que por 25 anos manteve amizade e contato direto com a Irmã Zuleide.


 


Dona Maria José Jordão Sasso, a Dona Zezé, participou da confecção do primeiro tapete e lembra de detalhes da época: "A gente cortava folhas dentro da Santa Casa, a convite da Irmã Zuleide, depois a gente colocava as folhas e as flores aqui na frente da capela. Depois de um tempo, começaram a fazer altares nas ruas", contou Dona Zezé, que na época tinha 28 anos.


 


Ao final da Missa, uma homenagem à Irmã Zuleide, em forma de música emocionou novamente quem participou da celebração. Uma placa em homenagem ao cinquentenário da Festa de Corpus Christi foi colocada na frente da Capela, com a seguinte frase "Homenagem do Povo Castelense à Zuleide Pereira da Silva, 'Irmã Vicência' (1928-1999), das Filhas da Caridade idealizadora da confecção dos tapetes da Festa de Corpus Christi em Castelo- ES, no ano de 1963. Festa de Corpus Christi em Castelo, 50 anos de Fé, Arte e Tradição. Castelo, ES, 27 de maio de 2013". Abaixo da placa, pedras e palhas de café foram colocadas, lembrando os tapetes de Corpus Christi.


 



Alunos do curso técnico em Design de Interiores do Senac elaboram projeto para a feira Morar Mais por Menos

Ramon Barros Multimídia

Alunos do curso técnico em Design de Interiores do Senac elaboram projeto para a feira Morar Mais por Menos

Após cinco anos, a renomada feira de decoração Morar Mais por Menos está de volta às terras capixabas. O evento, que acontece até 30 de junho em Bento Ferreira, Vitória, vai expor o trabalho de mais de 50 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, em 37 ambientes.

Dentre os espaços, um dos mais apreciados da mostra, a Cozinha, teve seu projeto desenvolvido por três alunos do curso técnico em Designer de Interiores do Senac, sob orientação e execução final das professoras da entidade e arquitetas Alda Oliveira e Joilma Ruberth.

Segundo a gerente de educação profissional em Design da escola, Norma Crespo, essa foi uma boa oportunidade para estimular o desenvolvimento profissional dos três estudantes: André Rodrigues da Silva, Carla Ervolino e Izabelle Dias. "Eles propuseram soluções inovadoras, utilizando métodos e técnicas de processos de criação da área de design de interiores, puderam trabalhar em equipe e interagir com os diferentes profissionais, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, nos últimos meses. Sem dúvida, é uma grande bagagem que os auxiliará na formação técnica", disse Norma.

A gerente de educação do Senac lembra que, além da cozinha, a feira Morar Mais por Menos contará com outro ambiente elaborado por aluno do Senac, a  "Área de Serviço", que foi decorada por Daniela Avancini. "O projeto que desenvolvi pretende despertar nos visitantes o desejo de repensarem o uso desse espaço em seus lares; optei por cores fortes, com a presença de equipamentos modernos que consomem menos água e energia, e materiais alternativos na decoração, com itens reciclados", explica Daniela.    

"A Morar Mais por Menos volta ao cenário capixaba em um ótimo momento, ela é uma das possibilidades para que os alunos da área de designer possam vivenciar as competências e habilidades adquiridas para atuar no mercado de trabalho", declara Norma Crespo.

 

Moderna e funcional

De acordo com as arquitetas Alda Oliveira e Joilma Ruberth, quem visitar a feira poderá conferir uma cozinha moderna, aconchegante e sustentável.  "Entre as várias tendências está o emprego de materiais ecologicamente corretos como a madeira de demolição e o uso de cores na tonalidade de laranja avermelhado, que juntas aquecem o ambiente. Também foi utilizado piso de cimento queimado e customizamos produtos, como a geladeira reaproveitada e pintada e a luminária feita a partir de garrafas", diz Joilma.

"A ideia foi trabalhar não só a distribuição dos móveis, mas também a funcionalidade do espaço e a integração da família. Cozinhar e conversar são as receitas deste espaço. Vestida de cores alegres e materiais práticos, elaboramos uma cozinha funcional e moderna. Adornada com as panelas de barro e bancos com almofadas artesanais, ela ficou harmoniosa e convidativa a reunir e celebrar", acrescenta Alda. 

Elas acrescentam que o projeto permite observar que, ao mobiliar e decorar uma cozinha, pode-se economizar bastante em algumas peças e investir em outros aspectos do espaço. Não é necessário utilizar marcas mais caras desde que as adotadas tenham qualidade.

 

Fique por dentro da "Morar Mais por menos":

Distribuídos em uma ampla residência de dois andares que ocupa uma área total de quase mil metros quadrados, os projetos "chiques que cabem no bolso" trabalham o conceito de "mais por menos" em sintonia com os subconceitos do evento: sustentabilidade, inclusão social, brasilidade, customização, tecnologia e inovação e vendas. Portanto, todos os ambientes destacam a criatividade dos arquitetos e decoradores, que demonstram que é possível criar espaços bonitos e aconchegantes adequados ao tamanho do bolso da clientela.

 

Serviço:

Morar Mais por Menos Vitória

Data: até 30 de junho de 2013

Local: Rua Francisco Rubim, nº 273, Bento Ferreira, Vitória/ES

Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 15h às 21h.  Sábado, domingo e feriado, das 13h às 21h.

Valor da entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)


Sociedade Sul Por Ramon Barros

Ramon Barros Multimídia

Momento de encontro em Guaçuí no aniversário de Maria Alice.
Carla Jauhar e Aninha Martins
- FLASH Para a Elegância destas duas grandes mulheres.

SOCIEDADE SUL Por Ramon Barros - Aniversário Maria Alice

Ramon Barros Multimídia


Maria Alice Dias de Araújo Santiago Martins, comemorando 4 aninhos no último dia 19.
Parabéns e saúde!


SOCIEDADE SUL Por Ramon Barros

Ramon Barros Multimídia


Reunião de amigos na casa de Swyana Freitas (centro) em Guaçuí
, comemorando mais um ano de vida. Parabéns e muitas felicidades. 

APREENSÃO DE PÁSSAROS EM PRESIDENTE KENNEDY


Ramon Barros Multimídia



POLÍCIA AMBIENTAL REALIZA APREENSÃO DE PÁSSAROS EM PRESIDENTE KENNEDY

 

Na tarde desta quinta-feira, 23/05, durante fiscalização ambiental no município de Presidente Kennedy, uma equipe da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental deslocou-se ao bairro Morro das Flores em razão de denúncia anônima.

 

Na residência de um homem de 59 anos os policiais encontraram 09 (nove) pássaros da fauna silvestre brasileira sem o devido registro junto ao órgão competente, que é o Ibama.

 

Diante da situação, o acusado foi informado sobre a proibição legal de manter pássaros em cativeiro e orientado sobre as medidas penais e administrativas a que estão sujeitos os infratores.

 

O fato constitui crime ambiental, tipificado na Lei 9.605/98 artigo 29, §1º, inciso III, motivo que levou o acusado à presença da autoridade policial, a fim de prestar esclarecimentos e assumir o compromisso de comparecer em Juízo para ser processado.

 

Ao todo foram apreendidos 04 coleiros, 04 canários da terra e 01 melro, além de 09 gaiolas e 02 alçapões.

 

FIQUE SABENDO:

Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas:

I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;

II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;

III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

 



Cursos Técnicos PRONATEC SENAI

Ramon Barros Multimídia



As inscrições para os cursos técnicos Pronatec do Senai estão abertas no site www.educacao.es.gov.br e as vagas são direcionadas aos alunos do 2º e 3º ano das escolas estaduais.
 
O período de inscrição é de 15/05/13 a 06/06/13 as 16h.
 

Os cursos são:

MUNICÍPIO

TÍTULO DO CURSO

TURNO

VAGAS

HORÁRIO

CACHOEIRO

Técnico em Mecânica

VESPERTINO

30

13h30-17h30

CACHOEIRO

Técnico em Mecânica

NOTURNO

40

18h30-22h00

CACHOEIRO

Técnico em Eletrotécnica

NOTURNO

40

18h30-22h00

 
Início das aulas 01/07/2013.
 
 
Divulguem entre seus conhecidos!
Inline image 1

ILHA DAS CAIEIRAS: PESCA PREDATÓRIA



Ramon Barros Multimídia


POLÍCIA AMBIENTAL FLAGRA PESCA PREDATÓRIA NA ILHA DAS CAIEIRAS

 

A equipe de fiscalização de pesca da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou mais um policiamento preventivo embarcados na embarcação PA 048, a fim de atender às denúncias de pesca predatória na área da Unidade de Conservação de Ilha das Caieiras em Vitória, na madrugada deste sábado (18).

 

Ao avistarem a aproximação da embarcação da Polícia Ambiental, pescadores que praticavam a pesca de camarão por meio do uso de redes de arrasto, ancoraram e abandonaram seus barcos, com a rede de arrasto e o pescado.

 

Em um dos barcos além da rede de arrasto de fundo, foi encontrado um balde com 02 kg de camarão. Já no segundo barco, foram encontrados 02 caixas de siri azul, contendo animais abaixo do tamanho permitido (12 cm) e fêmeas ovadas o que também é proibido. Também foi encontrada uma sacola com 02 kg de pescado, inclusive o robalo, que está no seu período de defeso, bem com 08 kg de camarão, que também está no período de defeso.

 

Foi lavrado um boletim de ocorrência ambiental criminal e a cópia será encaminhada à Delegacia especializada, sendo que os infratores através das embarcações apreendidas, já são conhecidos do BPMA e reincidentes na prática destes crimes.

 

As redes e os pescados apreendidos que não foi possível à soltura, por já estarem debilitados, foram levados à sede da 1ª Companhia do BPMA e fotografados para constar em relatório. Todo o pescado apreendido será doado às instituições de caridade, que estão devidamente cadastradas pela administração do BPMA.

Outras fiscalizações em horários e dias alternados já estão agendadas.

IMPORTANTE:

De acordo com a Lei 9605/98, pescar no período de defeso caracteriza crime ambiental, com a previsão de multa e detenção de 1 a 3 anos.

 

Conforme o Decreto Municipal PMV nº 3. 377/86 e o Decreto Municipal PMV nº 3 326/86, os quais definem o tipo de Unidade de Conservação da Ilha do Lameirão e seus objetivos, que são a preservação e proteção integral e permanente do ecossistema e recursos naturais da área, ou seja, é proibida a pesca, principalmente com redes de arrasto de fundo, para a captura de camarões.

 

A Instrução Normativa nº 10/09 e a Instrução Normativa nº 189/08 - Ibama, definem o período de defeso do robalo (anualmente de 1º de maio a 30 de junho) e do camarão (anualmente no 1º de abril a 31 de maio no ES) respectivamente.


Deputado federal Camilo Cola participa do Ação Global


Ramon Barros Multimídia



O deputado federal Camilo Cola marcou presença no Ação Global, projeto realizado pelo Sesi e Rede Globo com apoio da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O evento, que é considerado o maior mutirão de cidadania do Brasil, foi realizado no último sábado (18), no Parque de Exposições, bairro Aeroporto. Foram disponibilizados à população cerca de 60 serviços gratuitos em áreas como saúde, estética, lazer, cidadania, esporte e educação, com programação que contemplou toda a família. Participaram aproximadamente 700 voluntários entre trabalhadores da indústria, servidores da prefeitura, empregados do Sistema Findes e funcionários de entidades parceiras. A Viação Itapemirim contribui com o projeto por meio da Biblioteca Móvel, ônibus equipado e adaptado para possibilitar a experiência e o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos. A biblioteca itinerante viaja pelo país para ajudar a conquistar leitores oferecendo várias atividades, entre elas: empréstimos de livros para leitura local, rodas de leitura, histórias com fantoches, oficinas lúdicas, projeção de filmes e jogos interativos. Na foto, além de Camilo Cola e sua noiva Maria Luzia Borges, estão os casais Alexandre e Cinthia Gasparini, Tales e Karina Machado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro Ricardo Coelho, Maxwell ColaGazola e o presidente do Sindirochas Samuel Mendonça.



COLUNA RAMON BARROS TERÇA FEIRA 7 DE MAIO 2013

FOTO 1 - Familia reunida

durante a

formatura

de

 Rafael Mendonça em engenharia de Minas

Orgulho de Isabel Mendonça, Luilma e Samuel Mendonça. 

FOTO 2 - Gláucia Mazini, Modelo Cachoeirense, está em temporada no Rio de Janeiro onde participa de produções de TV e continua garimpando o sucesso. 

FOTO 3 - Ela hoje empresa sua beleza poética a esta Coluna: o bom dia especial para Gylmara Mariano.

PAULA TOLLER

Iniciou as negociações para grande show em Cachoeiro de Itapemirim em data a ser confirmada. 

ALEXANDRE PIRES

Também virá a Cachoeiro de Itapemirim em 2013. Fiquem ligados AQUI para saber de todos os detalhes. 

RAMON SILVEIRA 

É o produtor de grandes shows que acontecem no sul do ES. 

NESIO PARTELLI 

Conquistando o público com sua tilápia deliciosa... orgulho de Cachoeiro de Itapemirim.

FIAT COLA 

É o objeto de desejo de um grande e inteligente empresário...

PRF apreende carregamento de haxixe próximo à divisa com o estado de Minas Gerais

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na tarde deste sábado (04), durante
operação de combate à criminalidade realizada na BR 262, na altura do município de Ibatiba, um
carregamento de 12,4 Kg de haxixe, que, segundo informações repassadas pelo indivíduo preso na
ação, um auxiliar de jardinagem de 30 anos, seriam entregues a traficante de Vitória.
O entorpecente foi localizado com o auxílio da cadela farejadora K9 "Ursa", que indicou a presença da
substância na parte traseira do veículo conduzido pelo auxiliar de jardinagem, um VW Santana. Após
minuciosa revista no automóvel, agentes da PRF localizaram - no interior do tanque de combustível -
13 tabletes da droga envoltos em balões de festa. A ocorrência foi encaminhada ao DPJ de Venda
Nova do Imigrante.
Haxixe – Extraído das folhas da Cannabis sativa, o haxixe possui concentração de THC
(tetrahidrocannabinol) até quatro vezes superior à da maconha, o que confere à droga, além de efeitos
alucinógenos mais intensos, maior poder vulnerante.
Pasta base de cocaína é apreendida na BR 101 Sul – Um dia antes da ação em Ibatiba, policiais
rodoviários federais apreenderam durante fiscalização na BR 101 Sul, na altura do município de
Guarapari, 9 Kg de pasta base de cocaína que eram transportados no tanque de combustível de um táxi
com placa de Cariacica.
Um homem de 53 anos, que confessou ter ido buscar a droga no interior do Estado de São Paulo, foi
preso pela polícia. A ocorrência foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil local.

OPERAÇÃO CONJUNTA IDAF e POLÍCIA AMBIENTAL


OPERAÇÃO CONJUNTA ENTRE IDAF E POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE PRODUTOS IRREGULARES EM ALEGRE

 

Integrantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Polícia Militar Ambiental apreenderam na noite desta sexta-feira (03), aproximadamente trinta quilos de queijo clandestino, quatro caixas de laranja sem certificação fitossanitária de origem e uma motosserra sem registro de porte e uso.

 

A operação conjunta ocorreu na rodovia ES 482 na entrada do município de Alegre, sendo que outras serão ainda realizadas em pontos diversos no sul do Estado.

 

Quanto ao queijo apreendido, o mesmo seria comercializado em municípios do interior do sul do Estado, e não havia passado pelo serviço de inspeção sanitária oficial.

 

Produtos de origem animal devem ser inspecionados por um médico veterinário do serviço oficial para avaliar as condições sanitárias do estabelecimento e da matéria prima a ser utilizada. "O consumidor deve ficar atento se na embalagem do produto consta a origem e o registro de inspeção, para evitar riscos à saúde pública", explica Henrique da Silva Baptista Siqueira, médico veterinário do Idaf.

 

Segundo informações dos responsáveis pela operação, as laranjas apreendidas também seriam comercializadas em comércios da região.

 

O engenheiro agrônomo do Idaf, Alisson Rodrigues Nunes, informou que "o transporte sem a documentação exigida nos impede de identificar a origem e atestar a sanidade do produto, por isso, nesses casos, a legislação prevê a destruição da carga para evitar que possíveis doenças afetem as lavouras capixabas". Para o transporte da laranja é necessário o Certificado Fitossanitário de Origem para garantia de procedência e sanidade dos frutos, finalizou.

 

Com relação a motosserra, o proprietário foi multado em 700,00 reais e o equipamento apreendido. Conforme determina a legislação estadual, toda motosserra deve ser registrada junto ao Idaf.

 

PARCERIA:

O capitão Roberto Martins da Seção de Comunicação Social do BPMA informou que, "o Idaf e a Polícia Ambiental tem uma parceria antiga e com grandes resultados em todo o Estado". Prova disso, foi a homenagem feita pelo comando da Unidade ao Instituto no dia 30 de março deste ano, com o título de Amigo do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), durante solenidade de comemoração dos 25 anos do Policiamento Ambiental no Espírito Santo. 

 

Na ocasião, o diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, ao receber a homenagem disse que "o título é de grande importância para o Instituto. Sentimo-nos honrados com o reconhecimento do Batalhão. Isso demonstra que o Idaf tem cumprido seu objetivo de contribuir para a sustentabilidade da sociedade capixaba nos aspectos referentes ao meio rural. Aproveito para agradecer também a parceria da Polícia Ambiental em todos os municípios em que o Idaf atua. A integração dos órgãos soma forças para buscarmos a promoção da defesa agropecuária e florestal do Espírito Santo". 



Ponto de Cultura inaugura em Cachoeiro a Escola de Teatro Darlene Glória

Ponto de Cultura inaugura em Cachoeiro a Escola de Teatro Darlene Glória

Inline image 1

Um espaço para o aprendizado das artes cênicas voltado para adolescentes de Cachoeiro deItapemirim e municípios vizinhosesse é um dos objetivos do Ponto de Cultura "Escola de TeatroDarlene Glória"inaugurado na noite dessa sexta-feira no municípioSediada no Centro Cultural Nelson Sylvan, a iniciativa  conta com cerca de 70 alunos divididos em quatro turmas que terãouma formação básica na área do teatro por meio de atividades práticas e teóricas ao longo de trêsanos.

Uma ação da Associação Teatral de Cachoeiro, a Escola de Teatro Darlene Glória foi contemplada pelo Edital de Pontos de Cultura, ação prioritária do Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) através de um convênio com a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). A programação de inauguração contou a apresentação da peça "A Culpa", do Grupo Anônimos de Teatro, exposições de fotos da atriz Darlene Glória e de cartazes de filmes estrelados por Jece Valadão, ator cachoeirense nacionalmente conhecido, e com o lançamento da revista do Cineclube Jece Valadão.

O coordenador do projeto, Lucimar Costa, explica que a Escola atende a jovens e adolescentes vindos de escolas públicas que passam a ter acesso aos conhecimentos e técnicas das artes cênicas em uma estrutura adequada. "Nossa cidade tem uma grande vocação cultural, mas, até então não contávamos com um local onde novos profissionais do teatro pudessem ser formados. A Escola atende às perspectivas socioeducativa, da qualificação e da inserção no mercado de trabalho na área cultural", afirma.

Matriculado na Escola, o carteiro Antônio Flávio Pier conta que experimentou fazer peças e apresentações na igreja e que a formação lhe possibilitará um contato mais intenso com as técnicas do teatro. "Mesmo que eu não venha a atuar na área, me identifico com a prática do teatro e por isso estou muito contente com a abertura desse espaço", conta.

O curso é dividido em três módulos: Iniciação Teatral, Formação Fundamental e Prática de Montagem de Espetáculos. Durante as aulas, os alunos têm a oportunidade aprender exercícios físicos, técnicas de expressão corporal, figurino, iluminação, cenário e sonoplastia. Eles também constroem pequenos textos, fazem leituras interpretativas e estudam história do teatro. Ao final de cada ano letivo, um espetáculo será montado e servirá de instrumento de avaliação.

A adesão à rede de Pontos de Cultura é voluntária e realizada a partir de editais lançados pelo Ministério da Cultura, pelos governos dos Estados ou pelas Prefeituras. No Espírito Santo, por meio de um convênio firmado entre a Secult e o Minc, foi lançado em 2010 um edital que selecionou projetos de 20 instituições capixabas no valor de R$180 mil cada. Os recursos são aplicados e investidos na entidade contemplada durante de três anos, período de duração do convênio. Em todas essas iniciativas  são enfatizados a participação de agentes culturais locais e são articuladas ações que envolvem diretamente a comunidade.


Twitter @ramonbarros 
Facebook: RamonBarros
(28)9882-8981

MOTOCICLETA COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO



MOTOCICLETA COM RESTRIÇÃO DE FURTO E ROUBO É ENCONTRADA DURANTE POLICIAMENTO RURAL AMBIENTAL

 

A Polícia Militar Ambiental de Guaçuí, na noite desta sexta-feira (03), por volta das 23h, durante patrulhamento rural noturno em fiscalização preventiva na zona rural do município de Alegre, recuperou uma moto roubada que havia sido abandonada nas proximidades dos reservatórios da PCH Santa Fé e PCH São Simão.

 

O local de patrulhamento está inserido no cartão programa de policiamento ambiental, sendo rotina os policiais interagirem com moradores do local em busca de informações de possíveis ações de caçadores, pescadores e a presença de pessoas suspeitas na região.

 

Durante os contatos, foram informados por um morador que havia uma moto abandonada em sua propriedade por três dias, sendo realizadas diligências nas imediações a fim de encontrar o condutor da motocicleta, porém, nenhuma pessoa foi localizada.

 

Após consulta de placa através do DetranNet, foi constatado que a moto Honda XLR de cor azul, placa MPP 6529 de Conceição do Castelo-ES, estava com restrição de furto/roubo desde o dia 30-12-2011.

 

O guincho foi acionado, e o veículo foi removido para o pátio do Detran em Celina, distrito de Alegre, ficando à disposição do Delegado de Polícia Judiciária de Alegre.


APREENSÃO NA RODOVIA ES 248 EM LINHARES


ABORDAGENS NA RODOVIA ES 248 FLAGRA HOMEM COM ARMA E MUNIÇÕES

 

O CIDADÃO ABORDADO FOI CONDUZIDO PARA O DPJ PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS.

Na tarde desta sexta-feira (03), durante policiamento ambiental na Rodovia ES 248, km 65 no município de Linhares, integrantes do BPMA a bordo da viatura PA 045, durante abordagens a veículos e pessoas, encontraram com um homem de 47 anos, pedreiro, residente em Linhares, uma arma conhecida por garruchão calibre. 36, marca Boito, cinco cartuchos calibre 36, uma faca, um arpão para pesca submarina, uma máscara de mergulho e uma mochila de cor vermelha.

O abordado estava em uma motocicleta Honda CG Titan 150cc, cor preta, que foi recolhida ao pátio do Detran, sendo ao final da ocorrência, conduzido para o DPJ de Linhares para prestar esclarecimentos.

A Polícia Militar Ambiental informou que novas abordagens estão agendadas para a Rodovia ES 248 em horários alternados, visando coibir crimes ambientais e outros tipos de crimes.


DROGAS - PRF apreende 8,815 kg de crack


A Polícia Rodoviária Federal, durante fiscalização no posto de Guarapari, km 343 da BR 101, às 13:30 h, abordou um veículo, Fiat Siena, táxi, conduzido por W. F. S., que apresentava muitos sinais de nervosismo. O mesmo afirmou que havia feito uma corrida de Cariacica a Mauá – SP e estava retornando desta corrida.


Quando os policiais se aproximaram do tanque e desconfiaram pois a tampa do tanque estava suja de areia, o motorista W. confessou que transportava droga. Os policias abriram o tanque de combustível e dentro dele encontraram 8 invólucros do entorpecente.


No total foram apreendidos 8,815 kg de crack. Ocorrência encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Guarapari.



CONSTRUÇÕES EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM PIÚMA


POLÍCIA AMBIENTAL CONSTATA CONSTRUÇÕES EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM PIÚMA

 

 

Nesta sexta-feira (03), durante diligências para apurar denúncias de irregularidades no município de Piúma, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, constataram no bairro Piuminas, a construção de uma residência por um cidadão de 37 anos. Já outra pessoa próximo e esse local, edificou um muro de 12 metros de comprimento por 10 metros de largura, também, em área de preservação permanente, sendo que ambos, ao serem questionados pelos policiais, não apresentaram licença ambiental, que permitissem as construções naquela área.

 

Ocorre que o local, onde as obras estavam em andamento, se trata de área brejosa, onde existe afloramento de grande quantidade de água, sendo classificada nos termos do novo Código Florestal, como área de preservação permanente, que são as áreas protegidas, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. 

 

As duas pessoas foram detidas em flagrante e conduzidas para Delegacia de Polícia de Piúma, onde também foi protocolizada a ocorrência dos fatos.

 

POLÍCIA AMBIENTAL ORIENTA:

De acordo com o art. 60, da lei nº 9.605/98, que é a lei de crimes ambientais, a construção ou execução de obras nessas áreas, depende de prévia autorização de órgão de meio ambiente para que se possa dar inicio as atividades, portanto, a realização de qualquer atividade, obra ou serviço, sem licença, constitui crime contra o meio ambiente, cuja pena prevista vai de 1 a 6 meses e multa. Já o valor da multa pela irregularidade, de acordo com o Decreto Federal nº 6.514/08, tem o valor mínimo de R$500,00 (quinhentos reais), podendo chegar em R$10.000.000,00 (dez milhões de reais).

 

No estado do Espírito Santo, o órgão responsável pelo licenciamento das atividades, obras ou serviços, instalados em áreas de preservação permanente, é o IEMA, Instituto Estadual de Meio Ambiente, que após analisar os projetos apresentados pelos interessados, permitem ou não o início do empreendimento, obra ou serviço.